Na palestra de abertura do II Fórum de Marketing de Curitiba, que ocorre no UnicenP (Centro Universitário Positivo), a diretora de marketing de Home Care da Unilever, Andrea Salgueiro Cruz Lima, afirmou que a marca OMO conseguiu manter liderança em vendas de sabão em pó no País, com cerca de 45% participação no mercado, devido a nova campanha “Porque se sujar faz bem”. Segundo ainda a diretora, o segmento cresce 10% por ano e tem forte entrada de marcas baratas, além da grande expansão de máquinas de lavar em domicílios de todo país em compras financiadas. O novo conceito do OMO vem sendo desenvolvido desde 2001 pela Unilever, em parceria com a agência Lowe, em Londres. O foco é na experiência, no aprendizado envolvido em práticas de esportes, brincadeiras e convívio social: para a OMO, sujar-se é experiência. “Foi uma evolução da marca tirar o sabão em pó da lavanderia e trazer para a vida da dona-de-casa”, afirmou Andrea.
Na próxima semana a marca estréia o programa semanal “Alô Criança”, com duração de de cinco minutos, no “Hoje em Dia”, da TV Record, com o jornalista Britto Jr. e a top model Ana Hickmann. Ainda nos próximos dias vai circular em São Paulo um caminhão betoneira, transformado em lavanderia, que vai lavar três toneladas de roupas arrecadadas pela campanha do agasalho realizada pela Unilever. Para Andrea, ações como essa são importantes porque os consumidores querem, cada vez mais, “não apenas marcas vendedoras de produtos mas marcas cidadãs”. Para 2007, a Unilever prepara ações de comemoração dos 50 anos da marca OMO, que foi criada em 1957. OMO é a marca mais importante da Unilever com valor de mercado mundial de US$ 2,5 bilhões. Segundo informações da companhia, a brand também foi lembrada pelo Top of Mind, do jornal Folha de S. Paulo, 14 vezes consecutivas entre as mais conhecidas do público brasileiro. Sandra Silva, de Curitiba