Já está nos canais globais de mídia, todos voluntários, a campanha de 2020 da OMS (Organização Mundial da Saúde), para a data de 31 de maio, que alerta para os efeitos negativos do consumo de cigarro que leva a óbito cerca de 8 milhões de pessoas por ano devido ao vício. São mais 1,2 bilhão de usuários em todo o mundo. Este ano a ação tem foco no público infanto-juvenil sob o tema “The secret’s out”.
A OMS esclarece que preparou um kit para estudantes de 13 a 17 anos para alertá-los sobre as táticas da indústria do tabaco que investe, segundo sua apuração, US$ 9 bilhões para anunciar seus produtos à base de de nicotina e tabaco.
O kit da OMS detalha que festas e shows organizados pelo setor tabagista e indústrias relacionadas, como cigarros eletrônicos com sabor, “atraem jovens como chiclete e doces.” Ou seja, para estimular o velho conhecido estilo de vida. A instituição diz que a indústria infiltra seus produtos em programas populares de streaming que buscam a audiência desse target em idade vulnerável. Veja o filme principal da campanha:
A análise da OMS calcula que cerca de 40 milhões de jovens de 13 a 15 anos já começaram a usar tabaco. Para alcançar mais jovens, a OMS também lançou um desafio de dança no TikTok e recebeu parceiros de mídia social como Pinterest, Tinder, YouTube e TikTok para ampliar as mensagens.
“Mesmo durante uma pandemia global, a indústria do tabaco e da nicotina persiste pressionando produtos que limitam a capacidade das pessoas de combater o coronavírus e se recuperar da doença. O setor oferece máscaras de marca gratuitas e entrega à sua porta durante a quarentena e faz lobby para que seus produtos sejam listados como ‘essenciais'”, esclarece a OMS.
“Educar a juventude é vital porque quase 9 em cada 10 fumantes começam antes dos 18 anos. Queremos fornecer aos jovens o conhecimento para se manifestarem contra a manipulação da indústria do tabaco”, explicou Ruediger Krech, diretor de promoção da saúde da OMS.
O kit detalha pontos que podem ajudar a interromper as táticas de marketing do tabaco:
- As escolas recusam qualquer forma de patrocínio e proíbem que representantes de empresas de nicotina e tabaco conversem com os alunos
- Celebridades e influenciadores rejeitam todas as ofertas de patrocínio
- Os serviços de televisão e streaming param de mostrar o uso de tabaco ou cigarro eletrônico na tela
- As plataformas de mídia social proíbem a comercialização de tabaco e produtos relacionados e proíbem o marketing de influenciadores
- Desvios governamentais e do setor financeiro de tabaco e indústrias relacionadas
- Os governos proíbem todas as formas de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco.
Veja os filmes digitais da campanha:
Houve concorrência entre agências para a criação da campanha “The secret’s out”. A Nova/SB, do empresário Bob Vieira da Costa, especialista em comunicação pública, participou da licitação. Mas desta vez sua proposta não saiu vencedora. A OMS prefere não revelar o nome da agência. Mas a Nova/SB tem histórico com a OMS. Desde 2008 a agência assina campanhas relacionadas à data de combate global ao fumo da OMS. Assista aqui o filme de 2017.