A nova/sb ganhou a concorrência promovida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para coordenar a criação de campanha que sensibilize governos a aprovar legislação para a padronização das embalagens de cigarros. Elas deixariam de ter o glamour enfatizado no design proposto pelos fabricantes, que estimula, através desse artifício, o consumo por meio do estilo de vida e elementos como cores, alto-relevo e material especial para seduzir novos consumidores.

A campanha será lançada oficialmente no dia 31 de maio, data internacional de combate ao fumo. Não é a primeira vez que a agência presidida por Bob Vieira da Costa trabalha para a OMS no combate ao uso de tabaco. Em 2008, a agência desenvolveu pela primeira vez o tema e dois anos depois voltou a criar campanha sobre esse tema para impactar, sobretudo, jovens e mulheres.

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Luciana Garcia, coordenadora de planejamento da agência nova/sb, que atende à conta da OMS, ressalta a importância da ação e o desafio que é sensibilizar pessoas do mundo todo: “A OMS quer a implementação de uma embalagem padrão para os maços e, para isso, é preciso levar ao conhecimento da população mundial a sua importância, principalmente aos formadores de opinião e legisladores”, comenta a executiva.

“Atualmente, o único país a adotar um modelo padrão de embalagem é a Austrália”, ela acrescenta.
No Brasil, a indústria de tabaco vem se adaptando à atualização constante das regras para fumantes e para a produção e comercialização de cigarros. Em 2011, a Lei Antifumo restringiu a atividade ao determinar que usuários não poderiam fumar em locais fechados, públicos ou privados. Em abril de 2015, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que 30% da parte inferior frontal dos maços devem trazer um novo alerta e a recomendação: “Este produto causa câncer. Pare de fumar. disque 136”.