Criado em 1987 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Dia Mundial sem Tabaco é celebrado na próxima terça-feira (31). Para marcar a data, a instituição lança a campanha “Get ready for plain packaging”, em uma tradução livre, prepare-se para embalagens simples, criação da brasileira Nova/SB que venceu concorrência realizada há três meses.
A difusão conta com mídia pro bono que pode chegar a US$ 1 bilhão. É a terceira vez que a agência atende o organismo em ação relacionada ao tema. A intenção é chamar a atenção para o poder de sedução que as embalagens exercem nos consumidores. O lobby é pela padronização de um design genérico, como já acontece na Austrália. A campanha foi desenvolvida para os seis idiomas oficiais da ONU: inglês, francês, espanhol, chinês, russo e árabe.
“Os materiais foram desenvolvidos para explicar ponto a ponto como a embalagem padrão funciona e seus respectivos benefícios. Por isso, a criação traz uma embalagem desconstruída que mostra isso de forma bastante didática no intuito de familiarizar o público que muitas vezes não conhece a padronizada. As peças usaram a embalagem adotada pela Austrália, com três variações que mostram os riscos do tabaco para gestação e desenvolvimento do feto, gangrena e cegueira”, explica Bob Vieira da Costa, sócio e CEO da Nova/SB.