Melissa Barnes, head of global brands do TwitterAs perspectivas do mercado publicitário para OOH (out-of-home) e Mídias Sociais foram tema de mais um painel realizado nesta tarde, em São Paulo, durante o ENA (Encontro Nacional de Anunciantes).

Melissa Barnes, head of global brands do Twitter, levantou cases de empresas que alcançaram grande impacto na rede social, como as rações Purina e  marca de alimentos Walkers, que, por meio de ações interativas entre os meios off e online, tiveram alto engajamento.

A executiva abordou ainda o fenômeno da segunda tela, que tem aspectos positivos para a propaganda. Cases de marcas como Coca-Cola foram abordados para comprar a eficácia da combinação de TV e mobile. A marca realizou uma campanha na Romênia convidado as pessoas que assistiam ao comercial para interagirem na rede  e convidar alguém para dividir uma refeição. O objetivo era propagar a importância de compartilhar este momento e aumentar o consumo de Coca-Cola junto com refeição – o que teve crescimento de 15% após a ação.

Abordando mídia exterior, Violeta Noya, presidente da Otima, apresentou dados do setor. Segundo a executiva, 35% das ações no Brasil nesse meio são feitas em mobiliários urbanos. Para ela, o desafio é trazer para o país mais ações de mídia exterior em combinação com os meios digitais, o que já é comum em alguns países.  “O consumidor está na rua, em movimento, precisamos levar mais informações interativas, criativas, experiências para ele”. Por outro lado, a executiva apresentou cases de marcas que por aqui já fizeram bom uso mídia exterior, como YouTube, Hering e Vivo.

Violeta Noya, presidente da OtimaO diretor geral do Facebook Brasil, Leonardo Tristão, reforçou que a mobilidade, via múltiplos dispositivos, é a principal mudança apresentada no comportamento do consumidor, hoje muito mais focado em vídeos. “Quando analisamos nossos números internos enxergamos isso claramente. As pessoas começam, globalmente, a postar 75% mais vídeos e 9% mais fotos. Enquanto as postagens em textos caíram”, revelou.

Leonardo Tristão, diretor geral do Facebook Brasil

As apresentações do ENA 2015 podem ser assistidas integralmente no site evento.