O delivery também apostou em respostas provocativas nas redes sociais
Para marcar sua chegada em São Paulo, a 99Food levou um 'taxômetro urbano' para as ruas da cidade. A projeção, exibida nesta segunda-feira (11), chama atenção para o valor estimado pago diariamente em taxas pela plataforma de entrega de comida concorrente.
Criada em parceria com a Pros, a iniciativa integra o plano de expansão da empresa para a capital e também busca reforçar seu posicionamento no setor. Segundo a 99Food, o modelo adotado prevê isenção de comissão para restaurantes durante os 12 primeiros meses, taxas de entrega mais baixas e repasses semanais sem custo extra.
A empresa afirma que a proposta é beneficiar todos os elos da cadeia, para estabelecimentos, que vão ter manter uma fatia maior do lucro, para os entregadores, com a possibilidade de faturamento diário de até R$ 250 e para os consumidores, que vão receber preços semelhantes aos praticados no presencial.
“A cidade viu os números, agora é hora de enxergar a mudança. A entrada da 99Food em São Paulo representa a força de um movimento que não aceita mais práticas abusivas. Estamos aqui para promover mudança, devolvendo margem para os restaurantes, segurança para os entregadores e preços justos para os consumidores”, afirmou Bruno Rossini, diretor sênior de comunicação da 99Food.

“Quando pagamos tantas taxas embutidas nos pedidos de delivery, fica uma sensação de que alguém comeu um pedaço da nossa comida. Com o taxômetro, não apenas damos luz a essa verdade indigesta, como cutucamos de forma esperta mostrando que o 'I' da concorrência deveria ser percebido como 'Aaai'", comenta Adriano Abdalla, chief creative officer da Pros.
Procurada pelo propmark, a 99Food afirma que o valor exibido "foi calculado com base em dados púbicos divulgados pelo mercado, incluindo Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e outros players."
Além da ação nas ruas, a marca já havia 'provocado' o concorrente nas redes sociais.
Desenvolvida pelo Estúdio Criativo 99 e pela agência Eyxo, a ideia foi responder, com humor e tom provocativo, a mais de 200 publicações de usuários insatisfeitos com concorrentes.

Algumas das interações ganharam desdobramento no offline em uma estratégia de mídia assinada pela CP+B, que ocupou cerca de 400 faces digitais em São Paulo — entre abrigos de ônibus, relógios de rua e painéis em linhas do metrô. A ação também contou com influenciadores, como Camila Fremder, e páginas de memes para amplificar o alcance.



