Concessão permitirá que empresa vencedora desenvolva estrutura publicitária durante a obra, com contrato de dez anos

A Concessionária Linha Uni, responsável pela construção e futura operação da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, iniciará nos próximos dias o envio de cartas-convite para empresas do setor de publicidade participarem da concorrência pela exploração das mídias OOH ao longo do novo ramal.

Em nota ao propmark, a Linha Uni afirmou que "o vencedor da concorrência poderá planejar toda a estrutura que pretende utilizar nas estações ainda durante a fase de construção, permitindo um ganho econômico e uma abordagem criativa, criada a quatro mãos". A expectativa é que a linha entre em operação em outubro de 2026.

O contrato de concessão publicitária será válido por dez anos, a partir da inauguração das estações, com outorga para exploração dos espaços e repasse mínimo garantido. Segundo a concessionária, "a empresa vencedora terá cerca de um ano para trabalhar em conjunto com a Linha Uni todo o projeto que pretende implementar, definindo os espaços a serem utilizados com um prazo longo de planejamento e execução".

Entre os diferenciais da proposta está a digitalização das portas de plataforma, tecnologia ainda inédita no Brasil, além da instalação de telas no interior dos trens, que vão integrar conteúdos publicitários e prestação de serviços aos usuários. “Publicidade e a prestação de serviços aos usuários ficarão integradas nas mesmas telas”, destacou a Linha Uni.

Além da mídia OOH, o projeto prevê outras frentes de geração de receita, como naming rights de estações, ativações de marca, eventos culturais, varejo interno nas estações, áreas externas como estacionamentos e oferta de serviços de conectividade, como 4G, 5G e wi-fi.

Apelidada de Linha Universidade, a nova linha terá 15 km de extensão, com 15 estações, ligando a Brasilândia, na zona norte da capital paulista, à estação São Joaquim, na região central. A estimativa é de que mais de 630 mil pessoas utilizem o ramal diariamente, sendo grande parte formada por estudantes, já que sete universidades estão localizadas ao longo do trajeto. “Estudantes de outras 11 instituições de ensino universitário também serão beneficiados de maneira indireta”, informou a concessionária.

A obra é considerada a maior de infraestrutura em andamento na América Latina. Com mais de R$ 19 bilhões em investimentos comprometidos, a Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada entre o governo do estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade, com obras conduzidas pela construtora Acciona. Após a conclusão, a operação do ramal ficará a cargo da Linha Uni por um período de 19 anos.