Adaptar-se para antecipar as tendências de um mundo marcado pela evolução da tecnologia e onde a inovação ocorre em ritmo intenso. Essa é a missão do Innovation Lab, iniciativa da Opera Mediaworks para prosperar em um futuro universo mobile.
Conhecida por seu navegador para celulares Opera Mini, a companhia tem na área de mediaworks seu braço de publicidade mobile para todas as plataformas, aplicativos e navegadores. “Nós detectamos que possuíamos uma coisa muito importante: o usuário. Temos uma base maior que a do Instagram, por exemplo, e nove milhões de usuários ativos mensalmente. Então começar a fazer publicidade voltada para eles era inteligente”, afirma Cintia Nishio, country manager Brasil da Opera Mediaworks.
Após uma série de aquisições globais, entre adnetworks, adstreams e empresas de tecnologia, bem como agências e estúdios mobile como o Mobile Theory, a Opera começou a planejar como utilizar este potencial não apenas para atender os atuais clientes e demandas, incluindo desde mídia até a criação, mas também para prever tendências do futuro.
Com 11 profissionais multidisciplinares e de diferentes mercados, o Innovation Lab, dirigido por Orr Orenstein, head de inovação da companhia, tem reuniões frequentes e é baseado em cinco pilares.
“Primeiro vem a interatividade com, por exemplo, anúncios que interagem por voz e outros comandos do cliente. Depois, vem o estudo da receptividade e do momento do consumidor, para não ser intrusivo e disruptivo em um momento de necessidade”, explica Nishio. “O targeting é uma grande demanda, precisamos identificar precisamente o consumidor. Isso reflete também no quarto pilar, de geolocalização cruzada com um filtro de momento de consumo. E, por fim, mensuração multicanais”, encerra Cintia. O Innovation Lab, em princípio, tem autonomia em relação aos trabalhos da Mediaworks, mas pode focar em alguma questão específica de acordo com a demanda, diz a country manager.