As principais tendências em navegação e o uso da internet no Brasil foram tema da pequisa anual realizada pela Opera Software, divulgada na semana passada em reunião de profissionais do mercado e executivos da empresa. Entre eles, Jeffrey S. Glueck, vice-presidente executivo de soluções de operações, Sabrina Zaremba, gerente regional para América Latina, e Mahi de Silva, vice-presidente executivo de consumo móvel.
A pesquisa foi respondida por mais de cinco mil usuários do Opera Mini, navegador da empresa voltado para telefones móveis. Entre os principais pontos do estudo está que, pela primeira vez, o número de brasileiros acessando a internet por meio dos seus dispositivos móveis ultrapassou o número que acessa via PC. Segundo o estudo, aproximadamente 92% dos respondentes disseram que acessaram a internet por seus dispositivos móveis, e 14% por meio do seu PC em casa. Outro ponto da pesquisa é que, atualmente, a velocidade é a maior preocupação dos brasileiros com a internet móvel. Em segundo lugar é a facilidade de uso, seguido da redução dos custos de dados.
O estudo revelou ainda que a maioria dos brasileiros que usa a internet móvel todos os dias pretende migrar para smartphones. 84% responderam que acessam a internet móvel sete dias por semana. Também segundo o levantamento, os brasileiros ainda desconfiam do comércio móvel. Além de aplicativos e jogos, os usuários não usam seus dispositivos móveis para comprar produtos e serviços. Apenas 19% compraram aplicativos e jogos nos últimos seis meses, mas a maioria (72%) não realizou nenhuma compra.
Perguntados sobre qual tipo de anúncio e conteúdo móvel gostariam de ver, 54% responderam que estão interessados em aplicativos e toques, 28% em produtos eletrônicos e 28% optaram por entretenimento. Segundo Sabrina, neste último ano, o Brasil avançou muito em direção à plataforma móvel, que se tornou o canal primário para acessar a internet. “Para os próximos anos, a expectativa é crescer ainda mais.”
O perfil dos entrevistados era principalmente masculino (74%) e jovem (64% até 24 anos de idade). As mulheres estão adotando a navegação móvel rapidamente, com o número de respondentes femininos aumentando em 10% comparado com a pesquisa realizada em 2012.