A Cheil Brasil está celebrando a conquista de novas contas e sua participação efetiva na expansão da rede coreana pela América Latina. A agência, que até o início de 2009 atuava praticamente como uma house da Samsung no País, passa a ser responsável pela comunicação publicitária do cliente em todo o mercado latino-americano, além de incluir em sua carteira a rede de academias Bio Ritmo, a investidora e consultoria coreana Mirae Asset (em divisão com a Ogilvy) e o Shopping Vila Olímpia – que se unem à rede de ensino de idiomas CNA, à marca coreana de pneus Hankook e à revista VIP, da Editora Abril.

Os profissionais da agência também passam a ter um papel efetivo na abertura de novos escritórios pela região, tornando-se um hub criativo. O primeiro deles, em início de funcionamento, é sediado em Miami, passando a ser responsável pelo atendimento de clientes provenientes de América Central, Caribe, Equador e Venezuela. Até o início de 2012, devem estar abertas também operações na Argentina e na Colômbia.

Quem comanda o trabalho de expansão é o coreano Mateo Park, atual presidente do escritório brasileiro e que exercerá a mesma função para toda a América Latina. Para poder focar-se nos novos projetos, a agência criou duas vice-presidências, ocupadas por Luis Renato Lui (operações) e Alessandro Cassulino (criação). Além deles, que atuavam até então como diretor de atendimento e diretor geral de criação, chegaram, nos últimos meses, 13 novos profissionais à agência.

A principal meta da Cheil Brasil, no momento, é mostrar-se interessante para o mercado nacional como um todo e habilitada para oferecer todo o tipo de serviços de publicidade para qualquer cliente. “Somos uma agência coreana, mas com uma pegada brasileira. A intenção é destacar isso ao mercado, que já se mostra entendendo o modelo”, ressalta Lui. “Todos esses clientes chegaram porque o telefone tocou. É um indício de que a agência está ganhando cara vez mais visibilidade e os trabalhos que vão para a rua estão agradando. Agora, já estamos nos preparando para ir atrás de novas contas”, completa o vp.

por Karan Novas