A Telefônica Brasil (Companhia), através de sua subsidiária integral Telefônica Data S.A (TData), acaba de anunciar a compra das ações da Terra Networks Brasil, que pertence à SP Telecomunicações Participações S.A. Terra pertence a Telefónica Global e, por isso, essa transação diz respeito apenas a compra da operação brasileira do portal pela empresa brasileira.
A TData é uma sociedade que explora SVA (serviços de valor adicionado), além de soluções empresariais integradas em telefecomunicações, assistência técnica de equipamentos e redes de telecomunicações, manutenção de equipamentos e redes. Já a Terra Networks é prestadora de serviços digitais SVA próprios e de terceiros, canais mobile para vendas e publicidade.
O objetivo da transação é ampliar e integrar a oferta comercial de serviços digitais, assim como gerar oferta de serviços da TData para a base de clientes e assinante da Terra Networks, de acordo com um comunicado da Companhia.
O preço total da compra foi de R$ 250 milhões, em parcela única, sem financiamento. A operação não está sujeita a nenhuma autorização regulatória ou aprovações por órgãos da Companhia.
Terra fecha operação em sete países
Os portais do Terra fecharam suas operações na Espanha, Chile, México e Argentina na última sexta-feira (30). O Terra Brasil, no entanto, continua normalmente.
Em dezembro de 2015, a operação brasileira do Terra demitiu seus jornalistas e terceirizou a área de conteúdo. Ao todo, eles dispensaram mais de 50 funcionários com o objetivo de reestruturar as áreas editorial, publicidade e tecnologia.