Apesar de trabalhar focado no varejo há mais de 10 anos, esta foi a minha primeira NRF. Quando cheguei fiquei impressionado. Primeiro, com o tamanho do evento – é realmente BIG. Segundo, com a idade – este foi o evento de nº 104, ou seja, desde mil novecentos e bolinha esses caras se reúnem todos os anos para discutir varejo.
Começaram as palestras e foi ficando claro quais seriam os temas mais abordados: Big Data e Omnichanel. Algumas vezes tive aquela sensação de já ter ouvido tudo aquilo, sensação de obviedade, mas os especialistas muitas vezes têm que falar o óbvio mesmo. Sabe quando a gente vai ao médico e ele diz: faça exercícios físicos, se alimente bem… Pois é, os especialistas em Retail falam: você precisa entender o comportamento do consumidor, tem que dar atenção a todos os canais de contato, oferecer uma experiência de compra surpreendente… A diferença é que uns fazem e outros não.
É isso que separa quem está no palco de quem está na plateia. Sim amigo, é óbvio, mas você tem isso? Está procurando fazer isso?
Voltando às palestras, o assunto loja física esteve com força total. Tudo está se misturando. O digital presente no PDV com cada vez mais inovação. Adorei o conceito de Kevin McKenzie, da Westfield Labs, #PHYGITAL. É a loja física e o digital unidos para sempre. Aquela separação de In Store, M Commerce, E commerce, Social Commerce, acabou. Tudo é COMMERCE. Uma coisa só.
Algumas pérolas que ficaram na minha cabeça:
Guy Cheston – Media Sales Director da Harrods – A Harrods desde que foi criada é considerada o Templo das Marcas.
Outra muito semelhante do presidente da Zappos: em vez de Department Store, Departments as Stores.
E, pra finalizar, Bob Safian – editor da Fast Company – contrariando Darwin: It’s not the strongest of the species that survives. It’s not the most intelligent that survives. It’s the one most adaptable to change.
É isso, ano que vem estarei aqui de novo.
*Diretor de criação da Africa Zero