As compras online não param de crescer. Em 2014 o Brasil obteve um crescimento de 24% no e-commerce, e para 2015 são esperados mais 20%. Investimentos em marketing, design e métricas, o aumento no acesso à internet pela população brasileira que passou a utilizar mais seus celulares e tablets para compras são alguns dos motivos para esses números expressivos. E nesse mundo da internet, as mulheres estão cada dia mais online e com acesso a categorias de produtos ligados ao universo feminino.
Estudo recente da Forrester Research sobre o comércio eletrônico, realizado a pedido do MercadoLivre nas regiões metropolitanas do Brasil, revela que as mulheres vêm comprando online em um ritmo mais acelerado do que os homens. De 2011 a 2014, o percentual de mulheres que compram via internet passou de 56% para 67%; enquanto o percentual de homens se manteve estável no período, com 65%.
Os produtos mais comprados pelas mulheres, de acordo com o estudo, são os livros (33%), seguidos por artigos de moda (32%), sapatos (30%) e, empatados, cosméticos, computadores e periféricos (ambos com 26%). E de acordo com a última pesquisa do e-bit, a categoria de moda cresceu mais de 45% em 2014 comparando com 2013.
Dentro dessa realidade, varejistas do setor feminino anunciam cada vez mais seus produtos e fazem publicidade digital em sites que exibem ofertas de vendedores para compradores – os chamados marketplaces -, gerando um retorno animador. Fazer publicidade em um site de marketplace é estar em um ambiente em que milhares de compradores estão online com intenção clara de comprar algum produto. Podemos dizer que o marketplace tem sido visto pelos anunciantes cada vez mais como um veículo de publicidade.
No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas navegam, buscam, pesquisam e compram produtos online. Como o e-commerce abocanhou somente 50% da população que usa a internet, o universo de consumidores só tende a crescer. O comércio eletrônico tem, portanto, muito espaço para evoluir e desafios em relação à publicidade para enfrentar. A publicidade online é a base para estreitar continuamente o relacionamento entre esses dois polos – comprador e vendedor -, fundamentais para o crescimento do comércio eletrônico no Brasil.
* Gerente de MercadoLivre Publicidade