A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), à qual tenho a honrosa tarefa de presidir desde maio do ano passado e na qual atuo há mais de 20 anos, comemorou 60 anos de existência em 2019. Em celebração a esta data, que representa um marco dentre as entidades de classe de nosso país, entregamos ao mercado uma agenda preenchida de ações que contribuíram com a prática de nosso propósito de Mobilizar o Marketing para Transformar a Sociedade.

Compilamos 60 dessas ações em nosso anuário, que propõe organizar nossa linha do tempo de um ano tão especial. Ao editarmos a revista, fez-se claro o desafio de escolher apenas 60 iniciativas, dentre uma centena que a entidade promoveu. Porém, foi gratificante constatar que estamos em forma, liderando uma agenda propositiva e positiva, entregando o protagonismo colaborativo e contribuindo com o ecossistema da comunicação e do marketing.

Entre estas ações, estão os lançamentos de 10 conteúdos de boas práticas para apoiar anunciantes e mercado, como o manual Better Marketing: Priorizando Pessoas e o Manual ABA de Compliance LGPD – boas práticas de governança de dados para publicitários, dentre outros. Estas iniciativas estão em alinhamento com a WFA – World Federation of Advertisers, associação internacional de anunciantes, da qual somos filiados e em cujo board executivo temos assento há anos.

Em um ano marcado por rápidas transformações nos negócios, a ABA viveu na prática a sua campanha, criada por nossa agência de publicidade, Grey, intitulada Mudando com a Mudança. Nesse sentido, promovemos 14 eventos em sete capitais ao longo de 2019. Os eventos nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador fazem parte da estratégia de estímulo ao diálogo necessário para o avanço do nosso mercado. Em São Paulo, realizamos o ABA Mídia, ABA Summit, ENA, Branding@ABA e ABA Cannes Insights 2019, by GoAd, para levar inspiração e tendências relativas aos desafios de negócios surgidos com a revolução digital e a era dos propósitos.

A frente de Advocacy e Relações Governamentais da ABA ganhou força e estrutura ainda mais robusta em 2019, quando trabalhamos em diversas frentes para garantir a defesa da liberdade de expressão. Sabemos que em 2020 seguiremos com nossos esforços para promover espaços de diálogo com órgãos regulamentadores, governamentais e não governamentais sobre questões presentes no mercado e na sociedade, bem como atuaremos para fortalecer cada vez mais a autorregulamentação publicitária.

Fomos reconhecidos pela nossa missão, em prol de um marketing transformador, com mais de 8 prêmios recebidos, para a ABA e para nossa presidente-executiva Sandra Martinelli. Essas homenagens mostram que estamos no caminho certo, em busca de um ecossistema ético, responsável e transparente. A ABA dedica essas conquistas e toda a comemoração de seus 60 anos a seus associados, profissionais que movimentam a agenda da Entidade e sem os quais não seria possível que seu propósito fosse concretizado.

Agradeço ao Conselho Superior, à Diretoria Nacional, às lideranças dos Comitês e do GT Capítulo Rio da ABA, bem como à WFA, às entidades irmãs, aos nossos parceiros estratégicos e patrocinadores, pelo apoio à Entidade neste ano. O protagonismo colaborativo, com que trabalhamos e que depende do bom relacionamento com todo o mercado, viabilizou as 60 iniciativas, que compõem nosso anuário, e pautará nossa agenda 2020, em prol do diálogo com o ecossistema brasileiro e global de comunicação e marketing.

Nelcina Tropardi é presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken (nelcina.tropardi@heineken.com.br)