Maior e principal festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions chega neste
ano à 70ª edição renovando o seu protagonismo na indústria publicitária. Como ocorre sempre em  junho, o mercado já está em compasso de espera para a largada do evento, que será realizado entre os próximos dias 19 e 23, na Riviera Francesa.

Além de ser um termômetro do que de melhor o universo criativo oferece, o festival é palco para um networking poderoso entre executivos de anunciantes, agências, veículos e empresas de tecnologia. Quer encontrar alguém importante do mercado? Vá a Cannes, certamente essa pessoa estará lá.

Como faz todos os anos desde que começou a cobrir in loco o festival, em 1971, o propmark vai fazer uma cobertura ampla da premiação, trazendo o ranking dos Leões brasileiros - em 2022, foram 70 - e análises dos troféus, entrevistas com os integrantes do júri, além de trazer conteúdo sobre as palestras dos speakers que se apresentarão no palco do Palais des Festivals.

Nesta edição, o jornal publica matéria abrangente sobre a programação do festival, bem como uma entrevista exclusiva com o chairman e o CEO do Cannes Lions, Philip Thomas e Simon Cook, respectivamente, e entrevistas com os jurados brasileiros, além de apresentar os patrocinadores da cobertura: Itaú, AlmapBBDO, B.Drops, ABA e WT.AG. O nosso muito obrigado a eles pelo apoio, parceria e confiança!

O extenso programa do festival contará com quase 400 palestrantes, em temas que vão da criatividade a negócios cada vez mais impactados por inteligência artificial generativa, asssunto que deve dominar as conversas este ano. O propmark montou uma agenda detalhada do festival, com uma curadoria sobre os destaques de cada dia. Entre eles: Angela Hwang (chief commercial officer da Pfizer), Tor Myhren (vice-presidente de marketing e comunicação da Apple), Tiffany Rolfe (CCO global da R/GA), Celso Athayde (Central Única das Favelas), Emma Chiu (diretora global da Wunderman Thompson Intelligence) e Marcus Collins (head de estratégia da Wieden+Kennedy).

Philip Thomas destaca que o momento é especial e sublima as transformações da indústria através dos Leões. “Claro que me lembro bem das nossas comemorações de 60 anos! Se observarmos como as coisas evoluíram de lá para cá, temos Leões que reconhecem a criatividade em B2B, jogos, esportes, transformação de negócios - é a evidência de uma indústria que continua a evoluir. Esse sentimento de inovação e progresso definitivamente será sentido no festival e estamos ansiosos para receber pessoas de todo o espectro da comunicação criativa global.”

Thomas também fala sobre a participação brasileira. “Eu digo isso todos os anos e vou repetir em 2023: continuo me surpreendendo com a energia criativa e a paixão da indústria brasileira. A presença dos brasileiros no Cannes Lions - nossos jurados, nossos delegados e no nosso trabalho - é tão importante para o festival, que simplesmente não seria o mesmo sem a presença dessa comunidade.”

Ícone da TV
O SBT comemora 60 anos de um ícone da televisão brasileira, o “Programa Silvio Santos”, um dos programas de auditório mais antigos e populares da TV no país. Para marcar, a emissora reuniu a imprensa e convidados em sua sede, em Osasco, na última semana, para a gravação do “Programa Silvio Santos Especial 60 anos”.

Apresentado por Patrícia Abravanel, contará com quatro horas de duração e vai ao ar neste domingo (4). Na edição, o passado é resgatado com a presença de personalidades que fizeram parte da história do programa e o remake de antigos quadros, como “Em Nome do Amor”, que foi ao ar nos anos 1990.

Propriedade intelectual
No próximo dia 14, o Lide realiza, em Brasília, o seminário “Segurança jurídica - propriedade intelectual: fatores vitais para o investimento em inovação”. Em um projeto liderado por João Doria, o evento traz nomes como José Eduardo Cardozo e Cláudio Lottenberg.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK