Com a pandemia de Covid-19, os últimos anos foram desafiadores para os negócios. Mas o que esperar de tendências para o e-commerce em 2023? O ano só está começando e é hora de se planejar e aproveitar para “surfar” a onda certa e lucrar muito mais na internet!

Pensando nisso, identifiquei as oito estratégias que são fortes tendências para o e-commerce em 2023:

1. Customer Experience
Fácil, rápido, disponível. Estes fatores não são mais suficientes para o usuário. É preciso estabelecer uma conexão verdadeira com o consumidor, incentivá-lo a se tornar um embaixador da marca. A fidelização por meio de uma comunicação mais próxima aliada ao uso de sistemas de CRM é uma estratégia fundamental para identificar preferências, gatilhos de vendas e níveis de engajamento. As análises desses dados auxiliam no entendimento do cliente e, consequentemente, na construção de uma experiência de excelência para o consumidor.

2. Digital Sales
É nítida a evolução das vendas online e, mais do que isso, há uma tendência natural de que, gradativamente, o e-commerce se torne o meio preferencial de compras dos consumidores. Outro fator interessante nesse cenário é o aumento da modalidade de compras online para retirada em lojas físicas. A prática se tornou ferramenta estratégica para otimizar custos com logística e atrair consumidores aos pontos físicos. Para o consumidor, é uma grande conveniência, já que ele garante a compra e acelera o recebimento do produto.

3. Sustentabilidade em alta
A responsabilidade com o meio ambiente tem se tornado um trunfo para empresas conquistarem clientes. Os evidentes impactos negativos causados pela industrialização, pela fabricação excessiva de produtos e métodos nocivos estão ajudando no desenvolvimento de um nível de consciência dos consumidores.

Nesse contexto, há uma tendência por preferência às marcas mais responsáveis e conscientes com o meio ambiente. O caminho para isso é utilizar: materiais mais sustentáveis; investir em embalagens ecológicas; otimizar a logística de entregas para economizar recursos e viabilizar a reciclagem de materiais; dentre outras alternativas.

4. Personalização de serviços
Os consumidores não querem seus dados pessoais desprotegidos ou violados, mas, com certeza, desejam que as marcas os compreendam e saibam quais são os melhores produtos e serviços da sua preferência.

Esta prática é benéfica para a fidelização, que é algo crucial para a subsistência de uma marca. Espera-se também uma venda mais lucrativa, já que o consumidor sempre estará disposto a pagar mais por uma experiência mais pessoal e positiva.

O engajamento também está na lista de vantagens. O envolvimento com a marca é primordial para aumentar a conexão com o cliente e aproveitar mais as oportunidades de vendas.

5. Clube de assinaturas
Compatível com as melhores práticas sustentáveis e a economia circular, clubes de assinaturas são produtos que geram vantagens tanto para o consumidor como para a marca. A retenção é facilitada com essas ações e assim a empresa estimula o relacionamento com o consumidor, viabilizando campanhas, relacionamento de longo prazo e receita recorrente, por exemplo.

6. Flexibilidade e multiplicidade de formas de pagamento
Com tanta tecnologia por trás da evolução trazida pela transformação digital, não é de se surpreender que uma empresa ofereça cinco ou mais formas de pagamento. Hoje, identificamos uma série de viabilidades que podem ser realizadas de maneira segura como carteiras digitais; pagamento à vista ou parcelamento via PIX; pagamento à vista ou parcelamento por boleto; débito e crédito parcelado; financiamentos; dentre outras possibilidades.

Duas pontas cruciais são determinantes para o abandono de carrinho: a demora na entrega e uma forma de pagamento muito limitada. É essencial flexibilizar para vender.

7. Geração Alfa e Geração Z
Logicamente, as novas gerações nasceram conectadas e adaptadas ao uso do smartphone e da internet para quase tudo na vida, inclusive às compras. Ou seja, é mais do que importante que as marcas saibam dialogar com os diversos perfis de consumidores.

8. Social Commerce e Live Commerce
A presença nas redes sociais é cada vez mais forte por parte dos usuários. Neste contexto, os influencers estão assumindo um papel determinante e a tecnologia está permitindo mecanismos cada vez mais simples e seguros para que os clientes comprem diretamente pela rede ou até mesmo por lives.

Essas tendências são iminentes e estratégicas para 2023 e as marcas precisam estar atentas e proativas na implementação e atualização das práticas.

Deborah Palacios é presidente e cofundadora da Tuvis