Por mais caras que sejam, joias têm um preço. Mas a criatividade brasileira é daqueles tesouros intangíveis, incalculáveis. Tem valor. É a verdadeira joia da coroa, que brilhou mais uma vez no festival D&AD Awards 2024, realizado em Londres na semana passada.

Com 28 prêmios - cinco Lápis Amarelos, cinco Grafites e 18 de Madeira - o resultado foi melhor que em 2023, quando o mercado brasileiro ganhou 27 prêmios. Neste ano, o país emplacou 62 finalistas, contra 45 na edição anterior.

A brasileira mais premiada foi a AlmapBBDO. A agência conquistou dois Lápis Amarelos com o filme ‘Gerações’, além de um de Grafite e quatro de Madeira. Lançada em julho de 2023 para celebrar os 70 anos da Volkswagen no país, ‘Gerações’ utilizou inteligência artificial (IA) para colocar a cantora Elis Regina, morta há mais de 40 anos, a bordo da tradicional Kombi, cantando ao lado de sua filha Maria Rita, que dirige um ID.Buzz, a Kombi elétrica da marca.

Na sequência, vem a AKQA São Paulo com dois Lápis Amarelos também, um de Grafite e um de Madeira. A David São Paulo levou um Lápis Amarelo e quatro de Madeira. Já a DM9 recebeu dois Lápis de Grafite e três de Madeira.

A Africa Creative e a MRM Brasil conquistaram dois Lápis de Madeira, cada uma. Entre as produtoras, a Boiler Filmes ganhou um Lápis Amarelo junto com a Almap- BBDO e a Satélite Audio, um de Grafite e outro de Madeira.

Do total de 652 Lápis, foram quatro Black Pencils, considerado o Grand Prix do festival. Dentsu Tokyo’s com ‘My Japan railway’; Marcel com ‘WoMen’s football’; Apple com ‘VisionOS’; e McCann Poland com ‘WhereToSettlev’ são os vencedores.

A VML New York foi eleita a Agência de Publicidade do Ano; a Raw Materials, a Agência de Design; a Division, a Produtora do Ano; a AB InBev, o Cliente do Ano; e a Serviceplan ganhou como Rede Independente do Ano, enquanto a Ogilvy é a Rede do Ano. O D&AD Awards recebeu em 2024 inscrições de 78 países em um total de 12.387, o maior número desde 2007.

Por falar em festivais, o Cannes Lions também se avizinha, e o propmark dá
sequência aos perfis dos jurados brasileiros, que nesta edição apresenta Márcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA, em Creative Business Transformation; Lui Lima, creative director da Talent, em Social & Influencer; Mariana Sá, co-CCO da Africa Creative, em Direct Lions; e Henrique Tanji, fundador e CEO da Ritmika Audio Arts, em Entertainment Lions for Music.

Das premiações para o dia a dia, o live marketing ganha destaque com a estimativa de crescer 20%. Profissionais do setor ouvidos pelo jornal estão otimistas com o potencial da inteligência artificial (IA) para gerar experiências na jornada dos consumidores.

Imersão é o que promete também o mercado de games, que deve faturar cerca de US$ 230 bilhões no mundo em 2024. Mastercard, Santander, Heineken, Nestlé (KitKat e Dolce Gusto), Coca-Cola e Sanofi (Dorflex), além de Gillette, Red Bull e Dell, são algumas das marcas que já entraram no jogo.

Em entrevista, Diego Martinez, gerente-geral da Riot Games no Brasil, deixa um alerta. “A inserção tem de ser feita de forma orgânica para estabelecer a conexão da marca aos nossos produtos e não a simples exposição com compra de espaço.”

Experiências inesquecíveis não devem faltar também nas ações das marcas para a décima Copa do Mundo Feminina da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 será realizada no Brasil, primeiro país sul-americano a sediar a competição. A agência Fuse analisa oportunidades.

Frase: “Estude o produto antes de criar a campanha”. (David Ogilvy)

Armando Ferrentini é publisher do propmark