A publicidade digital movimentou R$ 14,7 bilhões entre janeiro e junho de 2022. E a expectativa é positiva para o segundo semestre, que normalmente concentra uma fatia maior do investimento anual. Diversos são os setores que já apostam no meio como seu principal foco de investimento. No primeiro semestre de 2022, o digital recebeu mais de 50% das verbas de mídia em nove setores econômicos, como por exemplo brinquedos, escritório, agropecuária e bebidas, segundo a pesquisa Digital AdSpend realizada pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media.

Nas principais regiões metropolitanas do Brasil, o acesso à internet já é praticamente unânime, alcançando 97% dos consumidores. Isso é reflexo dos dois anos de pandemia de covid-19 e isolamento social que impulsionaram hábitos que eram esperados dos consumidores para 2025 ou até 2030. Muito mais conectado e familiarizado com a internet, esse consumidor marca presença no digital e a publicidade responde. Banners, links patrocinados e vídeos com propaganda de produtos e marcas com certeza acompanham esse consumidor enquanto ele navega pelas redes sociais, blogs ou sites de seu interesse. A publicidade digital está sempre por perto e foi com ela que as marcas conseguiram encontrar públicos específicos por meio da segmentação, acompanhar jornadas de consumo, oferecer produtos de acordo com o interesse do consumidor e até mudar a relação das pessoas com o consumo. E as transformações que ela trouxe vêm desafiando o mercado publicitário e seus profissionais.

A capacitação técnica para apoiar os profissionais em seus desafios, independentemente de onde eles se encontram em sua jornada profissional, mostra-se como uma necessidade crescente do mercado, pois a educação é um dos pilares essenciais para gerar impacto positivo e contribuir para o desenvolvimento sustentável da publicidade digital.

O IAB Brasil, por ser uma organização sem fins lucrativos, deve entregar impactos mensuráveis para o setor. E a gente está sempre à procura desses impactos.

Nosso ponto de partida está nas pessoas. Nos perguntamos, continuamente, quais são as ferramentas mais úteis, os temas mais relevantes e os principais desafios nas pautas do mercado, para que elas possam construir uma base sólida ou aprofundar o seu conhecimento. Profissionais preparados fazem entregas melhores e proporcionam inovações, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, de sua equipe, da companhia e do setor – e de quebra são mais bem avaliados, competitivos e disputados pelo mercado de trabalho.

Além de cursos livres, o IAB Brasil desenvolveu trilhas de capacitação que vão ajudar a orientar os profissionais sobre quais os conhecimentos necessários para a operação de mídia no setor. Nos últimos três anos, mais de 4.200 alunos foram certificados em nossos cursos livres. E tivemos mais de 22.300 exibições de webinars e masterclasses sobre os mais diversos assuntos que envolvem uma operação de mídia.

Profissionalizar e aumentar a qualidade técnica de um setor que movimenta a economia de diversos outros setores é trabalhar para gerar oportunidades. Encontrar o parceiro ideal e se preparar para fazer a diferença na publicidade digital é um caminho para ir de encontro a essas oportunidades.

Nosso jeito de trabalhar a capacitação é fazer de sua dúvida uma oportunidade para que outros profissionais ensinem, compartilhem o conhecimento adquirido num ciclo positivo para todos.

Venha conhecer a nossa plataforma de educação e escolher o curso ou a trilha que mais se encaixa com o seu objetivo profissional.

Juntos, somos capazes de transformar a publicidade digital.

Cris Camargo é CEO do IAB Brasil