A estrutura do ecossistema publicitário vem se transformando, marcada por um processo de internacionalização e digitalização. Cofundadora do Cenp (Conselho Executivo de Normas-Padrão), em 1998, a ABA vinha avaliando a evolução do mercado e apontando para a necessidade de promover debates mais alinhados às mudanças constantes das últimas décadas, como as novas tendências de comunicação e mídia. Assim, em janeiro de 2021, em decisão tomada por unanimidade por sua diretoria nacional, a ABA se desligou do Cenp.

Na sequência, a ABA construiu, de forma pioneira, o Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, um importante marco do processo de amadurecimento da percepção da entidade sobre os novos contornos do mercado publicitário, que reuniu centenas de players do mercado para o aprofundamento das discussões sobre a desafiadora empreitada de mudança e evolução setorial sobre formas de relacionamento mais transparentes, livres e sustentáveis.

Reunimos 80 lideranças de anunciantes, entidades, veículos, agências e plataformas digitais para criar um verdadeiro manifesto para uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável centrada em cinco princípios fundamentais:

  1. Compromisso com a transparência e livre negociação
  2. Não obrigatoriedade de certificações e/ou tabelas fixas de desconto
  3. Valorização das estratégias de brand safety e combate às fraudes
  4. Garantia de mídia visível, confiável e posicionando o consumidor no centro da estratégia
  5. Valorização de auditoria e medição de compra e entrega de mídia em qualquer plataforma de contato com o consumidor

Em novembro de 2021, este movimento resultou no Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário: por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!.

Sempre deixamos claro nossa abertura para o diálogo com todo o mercado e, em março de 2022, retomamos as conversas com o Cenp, pontuando como deveria funcionar a autorregulamentação do novo mercado publicitário na visão da ABA, o que inclui alto nível de governança e compliance, fomento à transparência dos planos de incentivo, não obrigatoriedade de certificações e/ou tabelas de preços, dentre outras premissas.

Com o desenho de um Novo Cenp, um ano após a retomada desse diálogo, e a redação do Novo Estatuto, comunicamos ao mercado o retorno da ABA ao Cenp, conforme decisão aprovada por votação em Reunião Extraordinária de Diretoria, realizada em 15 de março de 2023, e a indicação de oito representantes que atuarão junto ao Conselho Executivo do órgão.

Seguindo o propósito da ABA, de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, firmamos nesse retorno o compromisso do Cenp em promover a harmonia e o equilíbrio nas relações entre anunciantes, veículos, agências e novos elos digitais, por meio de autorregulação ética baseada em melhores técnicas e práticas do mercado.

Nelcina Tropardi é presidente da ABA