Os dados estão em nosso DNA desde os primórdios da internet. Trabalhamos com dados há mais de 40 anos e, com o passar dos anos, novas ferramentas e utilizações chegam para cada um de nós. Muitas vezes é algo tão novo que não sabemos por onde podemos começar a aprender ou como, de fato, a tecnologia está ligada com o que trabalhamos ou simplesmente consumimos. É muito comum, por exemplo, quando navegamos pela internet e diversos anúncios surgem para nós logo após uma breve pesquisa que fizemos de qualquer produto e com isso no perguntamos: “Como algo que pesquisei em menos de um minuto já apareceu aqui para mim em formato de anúncio?”.
Nada disso importa se você, como empresa ou grande marca, não tiver uma plataforma conectada que possa lidar com o tipo de escalabilidade e velocidade necessárias para coletar, analisar e fazer bom uso dos dados de clientes em prol da sua publicidade e ao público que gostaria de atingir. É preciso ter uma responsabilidade e curadoria ao analisar os dados trafegados.
E este processo não precisa ser complexo. Hoje, existem softwares que coletam e conectam grandes quantidades de dados comportamentais do cliente em tempo real para se juntar às informações demográficas e transacionais, enriquecendo, assim, sua base de dados. Dessa forma, é possível ter perfis de clientes mais detalhados, se comunicar com eles com conteúdos relevantes nos canais e horários que façam mais sentido para eles individualmente, seja pelo site, app, e-mail ou redes sociais. Essas ferramentas são especialmente úteis para entender o comportamento dos clientes quando estão fazendo suas pesquisas online (o que todo mundo faz) e poder se comunicar com eles com informação relevante em tempo real.
A Oracle, por exemplo, oferece uma plataforma escalável, confiável e segura contendo integrações prontas para uso, garantindo que as informações possam ser compartilhadas em tempo real, ao invés de horas ou dias. Na economia atual, isso é fundamental para a sobrevivência de uma organização em meio ao domínio e avanço por parte da tecnologia.
Por que Adtech e Martech?
Os clientes estão consumindo conteúdo digital disponível em novos canais de publicidade, incluindo podcasts, streaming de vídeo, televisão conectada (CTV) e jogos online. Esses novos canais estão oferecendo aos profissionais de marketing digital mais chances de envolver seus clientes em potencial com mensagens direcionadas.
Com isso, os mundos de Adtech e Martech estão começando a convergir devido a esse foco no conteúdo digital e ao impulso de fornecer melhores experiências com mais relevância. A convergência pode ajudar os profissionais de marketing digital a criar jornadas de clientes mais envolventes e atrativas em relação ao que diversas plataformas do mercado costumam desenvolver.
É importante ressaltar que as tecnologias integradas ajudam a suportar jornadas contínuas do cliente, desde a consideração, indo ao awareness e, em seguida, chegando à conversão, adesão e fidelidade. Com essa solução integrada é possível:
- Começar seu relacionamento com os clientes antes mesmo que eles comprem, exibindo sua publicidade para o público certo - no contexto mais relevante no digital - e ter os insights para saber o que está funcionando melhor;
- Comparar canais, conteúdos, audiências e campanhas, gerando maior eficiência nos investimentos de marketing e melhor experiência dos clientes;
- Responder aos sinais no momento imediato da necessidade do cliente, agindo de forma rápida e eficiente em todos os pontos de contato;
- Adaptar experiências em tempo real e construir relacionamentos mais fortes.
Oracle CX & Advertising
O marketing digital está mudando e a Oracle está liderando o caminho de maneira segura e transparente para os seus clientes. Novas leis de privacidade digital, como o GDPR na Europa, LGPD no Brasil e o CCPA na Califórnia, estão transformando fundamentalmente o marketing e a publicidade. A Oracle está aproveitando este momento crucial para ajudar a definir o futuro da publicidade digital. A inovação dessa solução conjunta está centrada na resolução dos desafios enfrentados pelos profissionais de marketing, sendo:
• Estratégia de dados: transição para um planejamento centrado em dados primários (1st party data);
• Consentimento do usuário: a identidade consentida é a moeda do futuro;
• Medição: otimize e faça com que cada impressão conte;
• Ativação de dados: crie uma estratégia única conectando Adtech, Martech e além.
Um ponto muito importante é entender em que parte de maturidade a sua empresa se encontra antes de iniciar o processo de transformação. Assim, é possível conseguir, gradativamente, desenvolver e crescer de maneira efetiva dentro deste campo digital. Otimização e eficiência também são as chaves para o sucesso após implementação, enquanto que as marcas que se preocupam com retornos mais qualitativos do que quantitativos buscam empresas e soluções que estejam alinhadas a estes mesmos valores.
Rubem Minatogawa é diretor de Vendas para Customer Experience, Oracle América Latina