É tempo de agirmos juntos!

O dinamismo que define o mercado de comunicação e marketing desafia a indústria a antecipar tendências e a se adaptar rapidamente às condições impostas pelos mais diferentes contextos. A comunicação está sempre ali, presente, orientando comportamentos e fundamentando decisões.

Neste momento em que vivenciamos uma crise sanitária sem precedentes, que está impactando toda a cadeia econômica e social em nível global, nosso setor torna-se ferramenta que nos aproxima e nos une no grande objetivo comum de minimizar os efeitos negativos da pandemia de COVID-19. E a ABA está atenta aos movimentos nesse sentido, que emergem não só aqui no Brasil, mas também em todo o mundo.

Como Associação, entendemos a responsabilidade do nosso papel de criar, acompanhar, reunir, divulgar e estimular iniciativas inspiradoras. Para assim entregar nosso compromisso de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Foi assim que conquistamos o reconhecimento do mercado e do poder público como um guia, um farol que lança luz às boas práticas.

Neste momento, fazemos questão de dar espaço a boas iniciativas. São diferentes movimentos que refletem atitudes responsáveis vindas de diferentes companhias e setores da sociedade.

O primeiro desses movimentos que gostaria de mencionar é o movimento “Não Demita”? Ao mesmo tempo que transmite uma mensagem de otimismo de que a crise vai passar, a ação convoca empresários a se comprometerem a não demitir seus funcionários durante 01/04 até 31/05. E traz um reforço à consciência sobre a responsabilidade social do empresário e a importância do trabalhador para o negócio. Com 14 empresas associadas da ABA, idealizando o projeto, e hoje conta com mais de mil empresas aderindo a este projeto importantíssimo para preservar empregos em um momento de grande instabilidade.

Também reafirmamos nosso compromisso com atitudes responsáveis ao aderir à campanha global “Stay Home. Save Lives”, que se propaga com a hashtag #StayHome. A iniciativa partiu da Casa Branca, nos Estados Unidos, em parceria com a Ad Council, agência que promove campanhas de comunicação de serviço público. Também integram a parceria o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a WFA – World Federation of Advertisers. O objetivo é incentivar que as empresas de mídia e marketing adotem o home office, não apenas para proteger seus profissionais, mas também para inibir a propagação do vírus. E com isso, alteramos nosso logo, com um telhado em cima dele.        

A ABA está apoiando outra iniciativa da qual nos orgulhamos muito: a “Planilha do Bem”, que conecta microempresários a profissionais de comunicação. A proposta é oferecer um auxílio voluntário aos pequenos negócios para que enfrentem esse período de dificuldades financeiras em razão da redução do ritmo em diferentes setores da economia. Já temos centenas de microempresários listados e grande adesão de agências e profissionais, que oferecem serviços de comunicação e marketing ou propõem soluções criativas para o negócio.

A “Planilha do Bem” é uma realização conjunta de importantes atores do setor de comunicação e marketing nacional: Clube de Criação, Grupo de Atendimento & Negócios, Grupo de Mídia, Mestre GP e GP.

As iniciativas que engajam e fazem a diferença estarão sempre no radar da ABA. O momento pede o envolvimento de todos em frentes de prevenção, conscientização, solidariedade e responsabilidade. E para aliar esses atributos precisamos ser criativos. A ABA e seus associados estão comprometidos em conduzir essa agenda positiva e colaborativa. Talvez seja prematuro prever como será o “novo normal” após essa crise, mas é certo que o momento é de agirmos juntos!       

Sandra Martinelli é presidente executiva da ABA