Este é o ano do Brasil no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, literalmente. O país será o primeiro a receber o título de Creative Country of the Year. O reconhecimento se deve ao comprometimento do mercado nacional com a criatividade como forma de progresso e crescimento para a sociedade.
Muita gente deve se perguntar por que o Brasil será o primeiro? Uma conjuntura de fatores conspira para essa inédita coroação. Primeiro, o país é mesmo um dos mais criativos do mundo - para ser mais exato, é o segundo mais premiado no ranking mundial do Cannes Lions. Em 2024, conquistou 92 Leões. Também tem a segunda maior delegação no festival - atrás somente dos Estados Unidos, em ambos os rankings.
E como disse o CEO do festival, Simon Cook, “o Creative Country of the Year premiará países que demonstram um sucesso consistente no festival. Como uma comunidade com mais de 90 países, reconhecemos aqueles que utilizam a criatividade como motor de crescimento”.
Mas, aparentemente, outro fator também pesou na decisão de premiar primeiramente o Brasil em 2025: a morte de Washington Olivetto, em outubro do ano passado. O publicitário mais famoso do país será reconhecido como padrinho da publicidade brasileira. O festival prestará um tributo a Olivetto pelo seu impacto e legado para a propaganda - ele ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil em 1971 e mais de 50 no total.
Foi em 1971 que este editorialista também começou a sua história com o Cannes Lions, que tem sua trajetória entrelaçada com a do propmark, sendo o primeiro representante da imprensa brasileira a cobrir o festival, quando ainda era realizado em Veneza, na Itália. Portanto, são mais de 50 anos de cobertura ininterrupta - exceto os dois anos (2020 e 2021) que o evento não ocorreu devido à pandemia da Covid-19.
De lá para cá, o Brasil ganhou 1.911 Leões, sendo 20 deles Grands Prix. E a disputa por Leões neste ano já começou. Com a shortlist de três categorias divulgadas - Innovation, Titanium e Glass Lions, o Brasil só ficou de fora de Innovation. Em Titanium, AlmapBBDO tem finalista e em Glass, DPZ, Almap, GUT e Droga5 estão classificadas. Mas tem muita água para rolar. Afinal, o mais importante festival da indústria publicitária tem 30 categorias no total.
Como era de se esperar, diversas ativações envolvendo players brasileiros estão previstas para ocorrer nesta 72ª edição do evento, que será realizada na Riviera Francesa entre os próximos dias 16 e 20 de junho. Uma delas é o retorno da FilmBrazil Terrace Party, iniciativa da plataforma de internacionalização da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
Os brasileiros também marcam presença na agenda de conferências. O painel ‘Brazil’s creative revolution: A bold new chapter powered by Globo’, por exemplo, contará com nomes como Keka Morelle (Ogilvy); William Bonner (Globo); Maju Coutinho (Globo); Anselmo Ramos (GUT) e Sergio Gordilho (Africa Creative).
Já a Record fará, pela primeira vez, a cobertura do Cannes Lions com um projeto multiplataforma que reúne parcerias exclusivas e dois documentários. Com uma programação especial, a emissora promete acompanhar não apenas os palcos e premiações que ocorrem no Palais des Festivals, mas também os bastidores da indústria criativa.
E como em todos os anos, o propmark terá uma equipe in loco em Cannes com uma cobertura em tempo real dos prêmios, curadoria dos grandes acontecimentos do festival, além de fotos e vídeos exclusivos, tanto no site como nas redes sociais, e um especial na edição impressa de 23 de junho. Já nesta semana, como aquecimento para o evento, o jornal traz entrevistas com os organizadores, jurados brasileiros e um raio X com os destaques da agenda para uma programação prévia desta edição, que definitivamente coloca o Brasil nos holofotes.
Frase
“Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto. Procure as janelas” (Augusto Cury)
Armando Ferrentini é publisher do propmark