Na semana passada, perdemos João de Simoni. Os mais novos talvez não o tenham como referência, já que ele estava afastado do mercado há tempos.

Foi descansar em seu sítio, em Capivari, interior de SP. Descansar mais ou menos, porque o irrequieto De Simoni não parava.

Partiu para a produção de cachaça, que começou a produzir com muito capricho, como tudo o que se dispunha a fazer.

Cachaça que nem tive tempo de experimentar, apesar da sua insistência para que o visitássemos no seu refúgio. Arrependo-me de nunca ter ido...

De Simoni foi um grande mestre! Para mim, foi ainda mais decisivo, influenciando a minha vida profissional para o marketing.

Ainda estudante de engenharia, por mera curiosidade, acompanhando um amigo, assisti a uma palestra dele na APP.

Fiquei encantado com o marketing e resolvi mergulhar nesse novo universo.

Sim, ele foi um dos principais “culpados” pela minha pivotada profissional. E eu, com humor, cobrava dele um cuidado especial.

“Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”, dizia eu, citando Saint-Exupéry no seu clássico “Pequeno príncipe”, brincando com o mestre.

Quis o destino que nos reencontrássemos na Honda, onde eu trabalhei por sete anos e a sua agência De Simoni me atendeu na área promocional.

Anos depois, já como gerente de promoções e eventos da Coca-Cola, recebi sua visita, no Rio, quando ele me falou da iniciativa de criar a Ampro – Associação de Marketing Promocional –, da qual fui VP por dez anos e, recentemente, presidente-executivo.

Durante minha gestão, como presidente da Ampro, decidimos dar uma revisada nos estatutos da instituição, rever conceitos e terminologias que foram concebidas por ele e a equipe de formação da Ampro.

Tarefa difícil! Conseguimos apenas atualizar alguns termos que, com o tempo, caíram em desuso. Mas o fundamental estava lá e permanece até hoje. Foram conceitos que ele colocou nos seus livros sobre a disciplina marketing promocional.

Livros que até hoje são referências importantes na formação de novos profissionais. Grande profissional! E grande homem!

Sempre atencioso, nunca deixava de perguntar pela minha família, jamais se esquecendo do nome da minha mulher. Tive a honra de ganhar um troféu do Prêmio Colunistas com sua imagem em cobre.

Era um troféu que destacava os grandes feitos do mercado e eu o recebi por ter conduzido a primeira palestra de live marketing no Cannes Lions Festival, lá nos idos de 2010.

Já escrevi um artigo e disse pessoalmente a ele muitas vezes: ele foi diretamente responsável por minhas escolhas profissionais.

Seu jeitão carismático, sempre simpático, cativava a todos e, seguramente, influenciou a formação do live marketing como é hoje.

Ele fez a transição do conceito de promoção (ou simplesmente promo) para marketing promocional. Sim, podemos dizer que João de Simoni é o pai do marketing promocional no Brasil.

Marketing promocional que ele defendia com unhas e dentes, sempre salientando que era uma atividade para especialistas.

É dele a máxima: “Se uma agência de propaganda se mete a fazer marketing promocional, quando dá certo, perde dinheiro; quando dá errado, perde o cliente”.

Perder De Simoni, portanto, é perder um pouco da história do marketing promocional. Mas, para mim, é uma grande tristeza!

É perder um mentor e amigo inesquecível, que fará parte eternamente das minhas melhores lembranças.

O troféu que ganhei, com sua imagem, permanecerá em destaque na minha casa, me ajudando a recordar do grande amigo. Adeus, mestre! Descanse em paz!

Alexis Thuller Pagliarini é sócio-fundador da ESG4
alexis@criativista.com.br