Pela primeira vez tive a oportunidade de acompanhar de perto o APA Show, realizado no British Film Institute. Evento tradicional do calendário inglês, realizado pela Associação das Produtoras Independentes do Reino Unido. Além de reunir em profissionais de peso do mercado de produção inglês, também premia os melhores trabalhos realizados ano.

Já faz alguns anos que o presidente da APA, Steve Davies, nos convida para participar. Ele que já veio ao Brasil por 2 ocasiões a nosso convite. Este ano estivemos lá, eu e algumas das nossas associadas. Num primeiro olhar, nos trouxe à tona não apenas a excelência das produções britânicas, mas também reflexões profundas sobre o nosso mercado.

As produções apresentadas durante o APA Show foram verdadeiramente impressionantes. Não só com a qualidade técnica, direção de arte, fotografia, acting. Mas sobretudo com as ideias, os roteiros que abordavam temas de forma inovadora e corajosa. Muitas das produções exibidas refletiam essência da cultura inglesa, com o humor britânico. Algo realmente impressionante e único.

Vale ressaltar, que a potência do Mercado Inglês se reflete também em negócios, de acordo com o Euromonitor, o investimento do Reino Unido em produções superou a casa dos 10 milhões de libras no ano passado.

Fato é que cada vez mais acredito que a relação entre o Brasil e o Reino Unido é essencial não apenas no tange a parte de negócios, pois o UK é o nosso 2º maior mercado para as produções brasileiras. Mas sobretudo como uma troca vital de conhecimento.

A conexão com a APA (Advertising Producers Association) e D&AD todas essas pontes que a gente dentro da Plataforma Filmbrazil vem construindo ao longos dos últimos anos é fundamental para auxiliar o desenvolvimento do nosso mercado. O convite feito por Steve Davies, presidente da APA, para que nós conhecêssemos as produtoras britânicas, ressalta a importância desse intercambio entre os dois países.

Marianna Souza é presidente da Apro e gerent-executiva da FilmBrazil