Dia desses, recebi uma mensagem do jornalista, escritor e autor do ‘Guia dos curiosos’, Marcelo Duarte, perguntando se podíamos falar por telefone. Marcamos um horário e tive a oportunidade de experimentar um resgate muito agradável.
Simpático e entusiasmado, Marcelo me contou que havia chegado a mim, depois de uma demorada investigação. A curiosidade é a sua grande paixão.
Segundo me revelou, ele tinha sido desafiado a descobrir quem criara o slogan ‘A rádio dos melhores ouvintes’ para a Eldorado.
Pergunta dali, conversa daqui, pesquisa acolá, descobriu que o slogan tinha sido adotado em 1997. João Lara Mesquita dirigia a emissora, mas não lembrava qual era a agência que atendia a Eldorado.
Mas o nosso curioso aficionado não desistiu e, recorrendo a documentos da época, descobriu que a agência era a Stalimir Publicidade. Na época, atendi a rádio e o selo Eldorado, gravadora que marcou época, descobrindo talentos brasileiros.
Lembro perfeitamente do lançamento do CD da violeira Helena Meirelles. João sempre foi apaixonado pelo que fazia. Embora fosse uma conta pequena, dava gosto atender tanto a rádio quanto a gravadora.
Sobre o slogan, nasceu da percepção de que todas as pessoas que eu conhecia e respeitava, pelo bom gosto, curtiam a Eldorado.
Então, me pareceu simples e natural revelar as qualidades da rádio, através da revelação das qualidades de seus ouvintes. Um “pensar ao contrário” que sempre cultivei no trabalho criativo.
Passados quase 30 anos, a Eldorado continua sendo “a rádio dos melhores ouvintes”, com o slogan se consolidando como uma extensão da própria marca e adotado com entusiasmo por seu público interno.
Tenho muito orgulho desse trabalho porque se tornou uma daquelas raras ocasiões em que uma coisa que a gente fez se incorpora à cultura de um lugar.
Afinal, a Eldorado é uma verdadeira instituição. Uma curiosidade: em 2018, eu trabalhava numa campanha política e comentei com um colega, assíduo ouvinte da Eldorado, sobre a criação do slogan.
Fez uma cara contrariada. Perguntei o motivo dessa rejeição e ele me disse que detestava a assinatura porque soava elitista e não se considerava melhor ouvinte do que o ouvinte de qualquer outra emissora.
Achei uma percepção interessante, mas não deixa de ser aquela leitura clássica de quem sabe que pertence, de fato, a uma certa elite cultural e econômica, mas que não gosta de ser “denunciado” em seu privilégio.
Nada, porém, mais valioso e interessante para uma ideia do que provocar algum tipo de sentimento, não passar desapercebida. Talvez aí resida o principal motivo da longevidade do slogan.
Quase três décadas se passaram e ele continua tão palpitante e capaz de engajar como em 1997.
Já afastado do dia a dia das agências, é emocionante saber que, tanto tempo depois e numa atividade em que as ideias se tornam cada vez mais rapidamente perecíveis, ‘A rádio dos melhores ouvintes’ continua tendo o mesmo significado e a mesma contemporaneidade. Uma feliz associação entre um produto e a sua definição criativa.
Stalimir Vieira é diretor da Base de Marketing
stalimircom@gmail.com