O que é uma conexão? O que é capaz de criar uma ligação forte e verdadeira entre uma pessoa e um produto, uma marca? Esta é uma inquietação que move o Grupo Boticário ao longo de toda a sua história. Desde que existimos, nossas marcas procuram se conectar às pessoas, fazendo parte do dia a dia e de momentos especiais, gerando memórias, mexendo com sentidos e sentimentos. Essa busca constante pela conexão está extrapolando as barreiras que dividem o mundo digital e o analógico, por meio da inovação e da criatividade – dois dos pilares que sustentam o conceito de economia criativa.

A economia criativa começou a ganhar destaque no início deste século. É a ideia de promover inovação e criatividade em todos os ramos de atividade, buscando o desenvolvimento mais sustentável a partir de novos modelos de negócio - algo que tem tudo a ver com o que fazemos no Grupo Boticário. Neste contexto, é fundamental trilhar os caminhos para gerar novas formas de se conectar às pessoas. E uma das maneiras que encontramos para fazer isso foi entrando no universo dos games.

Estamos atentos ao desenvolvimento desse setor há anos e, em 2021, realizamos nossa primeira ativação exclusiva dentro do universo gamer, no Avakin Life, um simulador de realidade virtual que permite customizações únicas para os avatares. Pensando nisso, criamos uma loja do Boticário in-game, onde era possível interagir com atendentes e comprar nossos produtos por tempo limitado. Aproveitando o carnaval deste ano, reabrimos a loja com uma experiência 360º que incluiu blocos, vídeos exclusivos, e a venda de skins especiais.

Mas nem só de experiências virtuais vivem os gamers, e queremos nos conectar a eles dentro e fora do meio digital. Pensando nisso, firmamos parceria com a equipe feminina de e-Sports do Black Dragons, uma das principais organizações deste nicho no país. Mais do que associar a marca ao time, nosso propósito com este patrocínio é acolher mulheres que lutam pelos seus sonhos com garra e paixão, marcando presença no seu dia a dia. Sabemos dos obstáculos enfrentados pelas atletas e nosso propósito é criar uma relação de troca: ouvi-las e entender como podemos contribuir para a promoção de um ambiente mais inclusivo e igualitário.

Nossas iniciativas voltadas à economia criativa também incluem o público que não é gamer. No Boticário Lab no Shopping Morumbi, em São Paulo (SP), o consumidor encontra maneiras inovadoras de conhecer e se conectar aos nossos produtos. A loja conceito conta com serviços de consultoria digital que utiliza inteligência artificial para escolha de presentes, fragrâncias, itens de maquiagem e outros produtos, para assegurar a melhor experiência de atendimento e encantar os visitantes.

Também direcionamos nossa criatividade para o lançamento de produtos, como foi o caso da fragrância Floratta My Blue, que foi realizada em parceria com a Netflix usando como mote a aclamada série Bridgerton, da Shondaland. A campanha foi inspirada no clima de romance da trama de época, desde o filme que remete à história e é recheado de easter eggs até ações com influenciadores digitais.

Criar conexões verdadeiras vai além de um discurso fácil de vender. Estrategicamente, é fundamental para inserir uma marca e seus produtos na jornada do consumidor de ponta a ponta – e, de quebra, ainda contribui para fomentar o pensamento inovador que move as empresas do futuro rumo ao crescimento perene e sustentável. O Grupo Boticário não é formado por marcas de produtos, e sim por marcas de conexões. É por meio delas que queremos adentrar o universo dos e-Sports, dos fãs de séries, de quem está no metaverso. A inovação e a criatividade seguem nos movendo para criar laços duradouros tanto dentro quanto fora do mundo digital.

Alexandre Bouza é VP Consumer do Grupo Boticário