Nos últimos dias 11 e 12 de abril, participei do MMA Impact, um dos principais eventos de inovação nos negócios que temos no país. Tivemos a honra de apresentar um convidado muito especial: Rohit Bhargava, autor de nove best-sellers e considerado um dos palestrantes mais originais sobre tendências, inovação e marketing do mundo. Em sua apresentação, Rohit trouxe algumas provocações sobre estratégias que fogem do óbvio nos negócios.
Particularmente, me senti muito inspirada pelas suas palavras e resolvi trazer algumas delas para uma reflexão. Um dos principais desafios do marketing atualmente está em conquistar a atenção dos consumidores. Com tantas marcas, produtos interessantes, estratégias revolucionárias, fica o questionamento: Como atrair novos olhares e manter a fidelidade dos clientes que já possuímos? Como as campanhas devem se destacar e enxergar uma necessidade que outras não enxergam?
Para conquistarmos mais espaço na vida dos consumidores, devemos ser capazes de prestar atenção no que as pessoas estão buscando, e uma forma de sair na frente é fazer o não-óbvio! Rohit apresentou algumas de suas famosas tendências “não-óbvias” que podem auxiliar os negócios daqui para frente. A principal delas, considerada já uma macro tendência, é o Retail Media. Os profissionais de marketing devem ser inteligentes e assertivos em suas estratégias para justamente conquistar a atenção daqueles que não estão olhando diretamente para a marca. Como disse o autor, conseguir a atenção é, cada vez mais, um valor essencial para as marcas.
O Retail Media, como chamamos as plataformas de anúncio dentro de sites, principalmente os de varejo, permite termos mais informações sobre o comportamento dos consumidores. Não estamos falando aqui de informações exatas de cada usuário, e sim de fatos preditivos. Esses dados proprietários permitem direcionarmos nossas campanhas para entregar aquilo que o cliente busca nas plataformas e garantir sua atenção. Parafraseando Rohit, “pessoas que entendem pessoas sempre estarão à frente”.
E como o Retail Media vai auxiliar o seu negócio? Por meio da inteligência de dados, insights como grandes outputs acionáveis, visão completa da jornada de compra e soluções para cada etapa, além de permitir medir e mudar estratégias. Nesse modelo, temos uma grande vantagem, que é o público com mentalidade de compra, basta chamar sua atenção com oportunidades cada vez mais direcionadas.
A palavra da vez é “atenção”, sem dúvida! Quando entendemos o comportamento do consumidor, grandes marcas e anunciantes conseguem impactar a audiência de forma assertiva. Ou seja, quando damos atenção, ganhamos atenção!
Fabiana Manfredi é diretora sênior de Mercado Ads