À medida que o mundo evolui e enfrentamos uma diversidade de desafios sociais, culturais e ambientais, as marcas têm a oportunidade de desempenhar um papel significativo na promoção de mudanças positivas na nossa sociedade.

Causas como sustentabilidade, igualdade de gênero, etarismo, diversidade, inclusão e responsabilidade corporativa ganham destaque nas discussões prioritárias dos líderes de marketing e, em boa parte das empresas, já fazem parte de seus propósitos como marca.

Abraçar causas sociais, no entanto, não é um problema para a maioria das marcas; ao contrário, tende a ser um desejo estratégico para o crescimento sustentável do negócio. Porém, saber escolher as causas que sejam genuínas e relevantes para a marca e para seu público, segue ainda sendo alvo de questionamentos. O engajamento com tais causas é fundamental para as marcas, mas a autenticidade é a chave para evitar que nossos esforços sejam interpretados como oportunismo.

Ao alinhar uma causa com a identidade da marca, estabelecemos uma conexão autêntica e coerente com nossos consumidores. Realizar pesquisas, monitorar as redes sociais e estar atento às discussões em andamento ajuda a identificar as questões que mais importam para nosso target e, assim, selecionar as que estejam alinhadas com seus interesses e preocupações.

Mas os desafios não param por aí. O comprometimento precisa ser a longo prazo e não uma ação isolada ou passageira. A autenticidade é construída ao longo do tempo, através de um compromisso contínuo. Isso demonstra que o envolvimento da marca é genuíno.

Colocar em prática ações que contribuam de fato com a sociedade ou a causa abraçada é efetivamente o que faz uma marca se diferenciar e gerar conexão verdadeira com seu público.

A sinergia entre a causa e a marca permite uma abordagem mais substancial e tangível, fortalecendo a credibilidade e o impacto do seu engajamento. Na Diageo, entendemos que temos um papel a cumprir na construção de uma sociedade plural, diversa e inclusiva. A promoção da inclusão está em nosso DNA e, com as marcas Johnnie Walker e Smirnoff, temos atuações consistentes e duradouras em equidade de gênero e diversidade, respectivamente.

Com Johnnie Walker, trabalhamos há anos as causas femininas, como na iniciativa “Bar livre de assédio”, em que treinamos milhares de donos e funcionários de restaurantes e casas noturnas de forma a torná-los locais mais seguros e inclusivos para mulheres que frequentam ou lá trabalham.

Com Smirnoff, somos patrocinadores da Parada do Orgulho LGBT+ desde 2020. Além do patrocínio ao evento, reforçamos o compromisso que temos com a comunidade constantemente. No ano passado, participamos da Feira Cultura da Diversidade, no Largo do Arouche, em São Paulo, revertendo toda a renda da venda de Smirnoff para a Casa 1 de acolhimento à população LGBT+. Este ano, abrimos vagas para a comunidade através do “Learning for life”, programa que oferece cursos gratuitos de coquetelaria e excelência em atendimento.

Ambas as marcas são essencialmente inovadoras e democráticas, cada uma à sua maneira e para o seu público. Ao fortalecer pautas de equidade, inclusão e diversidade, ajudamos a garantir que todos os nossos consumidores sejam respeitados, representados e ouvidos.

Por fim, a transparência na comunicação com os consumidores os ajuda a entender por que uma causa foi escolhida, como ela se relaciona com os valores da marca e os esforços práticos que estão sendo feitos. Isso gera confiança nos consumidores.

Diversidade e inclusão, proteção ao meio ambiente, equidade de gênero, educação, seja qual for a causa abraçada por uma marca, ela não pode ser mera oportunidade de comunicação. Líderes de marketing precisam construir narrativas que sustentem seu posicionamento.

Quando as marcas se engajam com causas autênticas, elas têm o poder de inspirar mudanças relevantes na sociedade, impactando positivamente a vida das pessoas, enquanto fortalecem sua reputação e os resultados dos negócios.

Patricia Borges é copresidente do Conselho Superior da ABA e VP executiva da Diageo
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