Data mais importante para a indústria de chocolates, a Páscoa deste ano deve ser  a melhor em termos de vendas e faturamento para o setor, desde a instalação da pandemia da Covid-19.

Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), 7,9 mil empregos temporários foram abertos. Além disso, em 2023, as marcas anunciam 163 lançamentos, registrando um aumento de 9% nas novidades em comparação ao ano passado. Segundo a Hibou, 66% dos brasileiros planejam gastar R$ 250,00 na data promocional.

Pesquisa da Kantar também constata que o consumo dos tradicionais ovos permanecerá elevado em 2023,  com crescimento da produção artesanal.

“Após dois anos de pandemia de Covid-19, que levaram a uma desaceleração no consumo de ovos de Páscoa, esses itens começam a mostrar retomada de crescimento. Durante a celebração do ano passado, a Kantar registrou 7 milhões de novos lares compradores de ovos de chocolate em comparação a 2020. No total, 36,2% dos lares brasileiros consumiram ovos de chocolate em 2022, um acréscimo de 12,5% em relação a 2020”, afirma a Kantar.

A Kantar ainda chama a atenção para alguns movimentos do mercado, como os recentes problemas financeiros da varejista Lojas Americanas, que podem trazer mudanças nas escolhas de canais. “A varejista desponta na preferência entre os consumidores nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou online. Já na Páscoa, ela representa 15% das vendas de ovos de chocolates no Brasil”, afirma Lucas Brite Farias, executivo de contas sênior da divisão Worldpanel da Kantar.

Mesmo com o imbróglio institucional, a Americanas está com campanha para a Páscoa, a primeira da marca desde que a crise financeira se instalou na empresa, em janeiro último.

“Neste ano, em parceria com a WMcCann, preparamos a campanha 360º Páscoa Americanas. Estamos aqui por você. Com a ação, buscamos reforçar o laço afetivo que nossa marca cria há quase 100 anos com os brasileiros, oferecendo todos os tipos de produtos em lojas físicas espalhadas por todo o país, além da possibilidade de comprar pelo app e site da marca. Nossa estratégia de mídia conta com veiculação dos materiais em TV aberta e pay TV, com abrangência nacional, além de desdobramentos para o digital”,  revela Washington Theotonio, CMO da Americanas S.A.

O executivo afirma que, para a Americanas, a Páscoa é a verdadeira Black Friday do chocolate. “Neste ano, disponibilizamos mais de 13 milhões de itens para nossos clientes, com mais de 400 opções de chocolates de diferentes marcas do mercado, além da D’elicce, nossa marca própria”, completa Theotonio.

N.ideias
Com uma série de anúncios veiculados na Folha de S.Paulo,  onde já foi colunista, Nizan Guanaes está fazendo uma divulgação expressiva de sua consultoria N.ideias e dizendo a que veio.

Sob o mote Nós ajudamos empresas únicas a se comunicarem de um jeito único, Nizan deixa claro que a N.ideias não é uma agência, não faz publicidade, não compra  mídia, não pertence a nenhum grupo (ela nasceu depois que eu vendi o grupo ABC para o grupo DDB e pertence integralmente a mim, segundo copy do anúncio), não tem muitos clientes e não participa de prêmios.

Dono da ideia do famoso jingle Pipoca com guaraná, entre tantas outras propagandas memoráveis, Nizan - é sempre bom lembrar - é um dos grandes da publicidade brasileira e, ao que tudo indica, vai mexer com o mercado novamente nessa sua nova fase como ‘consultor’.

Armando Ferrentini é diretor-presidente do PROPMARK (aferrentini@editorareferencia.com.br)