O Brasil é muito mais do que o “país tropical, abençoado por Deus” que Jorge Ben Jor cantou e tanto ajudou a construir a nossa imagem no exterior. Somos, sim, um país de paisagens idílicas que atraem pessoas de todos os cantos do mundo.

Mas somos também uma cultura extremamente plural, com influências indígena, negra, de orientais, europeus... Tentar definir essa cultura por meio de imagens e símbolos, embora seja uma tarefa impossível, é também fonte inesgotável de inspiração.

E foi nessa fonte que fomos beber para desenvolver o facelift da sede da VMLY&R em São Paulo: um emblemático prédio às margens do Rio Pinheiros, que materializa a grandiosidade global da rede e agora, mais do que  nunca, representa as nossas fortes raízes locais.

O epicentro desse trabalho foi conseguir transformar o símbolo internacional da agência, o snowflake (floco de neve), em uma referência da cultura brasileira. Mas antes de chegarmos nesse ponto, vale explicar por que o snowflake foi escolhido como símbolo da agência: nenhum floco de neve é igual a outro e isso representa a nossa pluralidade como indivíduos, e também a força que ganhamos quando unimos nossas diferenças em prol da coletividade.

Agora, na nova sede, a brasilidade se embrenhou pelo nosso snowflake: transformamos esse símbolo em uma obra de arte feita em parceria com o artista Cusco Rebel e estampada logo na entrada da agência.

O trabalho é uma colagem com inúmeras referências, um patchwork de padronagens, texturas, arte e artesanato que trazem uma mescla desse imagético diverso que transborda influências de origens africana, europeia e dos povos nativos americanos, entre outros.

Das linhas dos desenhos Xingu e Guarani ao artesanato de influências do Leste-Europeu do Sul do Brasil. Da xilogravura do Nordeste ao pixo e à paisagem urbana do Sudeste e Centro-Oeste.

Tudo isso mesclado a padronagens inspiradas nos grafismos do bloco afro Ilê Ayê, às guias, e ao simbolismo iconográfico das religiões de matriz africana. Está tudo nesse mural que dá as boas-vindas aos nossos colaboradores, clientes e visitantes agora que começamos a reabrir as nossas portas.

Mas as homenagens ao país são explícitas para muito além do lobby. As salas
de reunião da agência foram batizadas com nomes de cores e cada cor aparece no
contexto de um verso de alguma obra brasileira.

Nas paredes há ilustrações que refletem o estilo e padrões sugeridos no riquíssimo guide de identidade da VMLY&R, porém, os assuntos retratados são exemplos de seres míticos e folclóricos da cultura popular brasileira, como o bumba-meu-boi, a curupira e o boitatá.

Um mercado cada vez mais global como o nosso precisa ter cada vez mais também uma forte identidade local para que pessoas e marcas se vejam representadas em tudo aquilo que as une e também no que as diferencia.

Fico feliz em poder fazer parte de um projeto como esse, que resgata referências tão importantes de nossa história e enche a nossa sede de elementos que trazem simbolismos próprios para cada um de nós.

Juliana Pontual é designer e responsável pela ambientação da VMLY&R