Inscrições – gratuitas – estão abertas até o dia 25 de julho no site da premiação

Estão abertas até o dia 25 deste mês as inscrições para o YouTube Works 2022, que chega neste ano a sua terceira edição. A premiação tem como objetivo reconhecer as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e que, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos.

Para inscrever-se no YouTube Works 2022, o anunciante ou a agência responsável devem preencher um formulário no site da premiação e justificar os motivos pelos quais a campanha foi única e merece destaque entre as milhares veiculadas na plataforma – a inscrição é gratuita.

Das cinco categorias que segmentaram as campanhas no ano passado, apenas Best Work With Creators se manteve inalterada, além do reconhecimento máximo, o Grand Play. As categorias Data Driven, Strategy for Action e Brand Building foram agrupadas em uma única: Business Impact. Visibility and Inclusion tornou-se Social Impact, com o objetivo de ampliar o escopo para atingir todo o grupo de políticas ESG.

Além disso, há duas novas categorias: The Unskippable e Meeting the Moment, que têm como objetivo valorizar o trabalho criativo na plataforma e o uso contextual das ferramentas de uma campanha ao enfrentar os desafios econômicos impostos à população no último ano. Outra novidade é que, pela primeira vez, desde o início da premiação, a cerimônia de premiação será presencial, realizada em São Paulo, em setembro.

A análise dos cases inscritos no YouTube Works, prêmio desenvolvido em parceria com a Kantar — responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas, bem como por moderar as sessões de julgamento — é feita em duas frentes complementares.

Segundo o YouTube, existem dois colegiados que formam os júris. O primeiro faz o shortlist das campanhas. Após a divulgação dos finalistas, um segundo júri entra em ação, para definir os ganhadores de cada categoria e o vencedor do Grand Play (GP).

Entre os jurados estão nomes como Luciana Haguiara, diretora-executiva de criação da Media.Monks, Felipe Silva, sócio e diretor de criação da Gana, João Pedro Paes Leme, CEO e sócio-fundador da Play9.

Vencedores 2021
No ano passado, quatro trabalhos foram premiados em cinco categorias diferentes – destaque para ‘Circuito Brahma Live’, criado pela Africa para a Ambev. Sob o guarda-chuva da marca Brahma, a pandemia obrigou a empresa a reformular a principal ativação do ano: o calendário de patrocínio de shows de música sertaneja.

Dessa forma, nasceu o Circuito Brahma Live. Foram mais de 250 atrações que, juntas, ultrapassaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube.

De acordo com um estudo da Kantar, o calendário rendeu à Brahma R$ 38 milhões em earned media e aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à cervejaria em comparação ao ano anterior.

O trabalho conquistou os troféus de Brand Building e 2020 Reaction porque foi capaz de agir com rapidez no planejamento e na execução, bem como conseguiu adaptar o formato de maneira envolvente para o ambiente virtual.

Ganhador de Strategy for Action, o case da Commonwealth/McCann ‘Live Feirão Chevrolet’ faturou o prêmio por ter sido reconhecido como um bom exemplo de call to action, baseado em dados dos canais da marca.

A peça ‘Google – GSA Learn Something’, desenvolvido pela Wunderman Thompson para o site de busca, foi contemplada em Data Driven. A comunicação da campanha foi toda estruturada para auxiliar as pessoas a procurarem aprender com o Google.

Em Visibility & Inclusion, a ganhadora foi a campanha ‘Fábulas da Conexão - Vivo’ (VMLY&R para Vivo), que focou na Inclusão e representatividade de criadores negros e na valorização da cultura negra estão presentes.

YouTube Works 2022
Inscrições até 25/julho
Gratuitas
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