Após um hiato de dois anos desde a última edição física, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes voltou fisicamente – e com toda potência – à Riviera Francesa, entre os dias 20 e 24 de junho. Além da premiação, o evento fez uma curadoria afiada de nomes que moldaram a agenda deste ano: a ativista Malala Yousafzai, o ator e empreendedor Ryan Reynolds e a escritora e produtora Issa Rae foram alguns deles. Porém, o que gostaria de destacar vai além das palestras ou dos espaços de networking – por sinal, extremamente robustos e bem estruturados por grupos de comunicação e plataformas.

Sob a perspectiva do marketing, o fio condutor do festival foi a importância dos resultados e o impacto das campanhas e projetos premiados na sociedade e nos negócios. Esses foram critérios determinantes entre os jurados para reconhecer os melhores trabalhos do ano.

Sob a ótica dos anunciantes, enumero, a seguir, cinco destaques que merecem a atenção.

Soluções de negócios: ao analisar transversalmente os Leões concedidos em 2022, notamos a maior presença de soluções de negócios, e não apenas campanhas de publicidade. São aplicativos, produtos, plataformas e experiências que efetivamente ajudam a atingir objetivos e resolver problemas. Isso ressignifica o papel dos parceiros de comunicação dos anunciantes, assim como dá mais valor e poder ao próprio marketing e a seus líderes dentro das organizações.

Colaboração: muitos dos projetos premiados são resultado de um processo criativo multidisciplinar. Empresas e pessoas diversas, com orientações e referências diferentes, atuaram para propor e desenvolver as melhores soluções para os desafios das marcas. Essa é uma das mensagens mais fortes que Cannes tem emitido nos últimos anos.

Escalabilidade: mais uma tendência que atravessou as categorias do Cannes Lions neste ano, lançando luz sobre a capacidade de as ideias serem escaladas. Embora muitos projetos sejam criados para atender desafios regionais, eles podem ser adaptados a outros mercados. O Cannes Lions tem buscado reconhecer projetos que contam com essa capacidade.

Efetividade: o festival destacou, neste ano, que consistência criativa gera resultados de negócios. Muitos dos projetos celebrados são experiências de e-commerce integradas a campanhas orientadas por dados, cujos insights permitem às marcas atender necessidades de consumo das pessoas. Essa integração entre big ideia e performance também conecta criação a vendas, enfatizando a relevância das estratégias de comunicação e marketing para as organizações.

Impacto: por fim, muitos dos Leões do Cannes Lions 2022 mostram que é possível conectar propósito a lucro. Esse equilíbrio torna as marcas mais genuínas e autênticas ao contar suas histórias e, desta forma, permite uma conexão mais emocional e significativa com as pessoas. Mas o principal neste contexto é destacar que nossa indústria tem o poder de impactar a sociedade de forma positiva sem perder o foco em crescimento. É possível vender de forma ética e sustentável, respeitando o ecossistema no qual se está inserido. O futuro dos negócios – e do planeta – depende disso.

Nelcina Tropardi é presidente da ABA e vice-presidente e cofundadora da AKIPOSSO+
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