Uma polêmica envolvendo a influencer Rafaella, irmã do craque Neymar, está fervendo nas redes sociais, durante os últimos dias. A discussão toda é por conta de uma comparação entre duas fotos dela com fantasia de carnaval: uma, tirada em estúdio e editada. E, a outra, um flagra da “vida real” enquanto ela desfilava na Sapucaí. A indignação principal é por conta da mentira de perfeição induzida na primeira foto (a oficial e de divulgação) que foi postada em suas redes sociais. A indignação popular acabou se estendendo, também, para problemas de auto-imagem e até pessoas famosas e anônimas que vieram em sua defesa ao rechaçar a ideia de opiniões sobre corpos alheios. Os quais não serão temas da nossa conversa, por ora. O que precisamos conversar é sobre a verdade que as imagens imprimem. E, se de fato e por si, elas mentem. E quais aprendizados podemos tirar, desse episódio, para as nossas campanhas publicitárias e ações de comunicação.

Esse tipo de retoque nas imagens de celebridades era muito usado em capas de revistas e anúncios durante muitos anos. Mas, em um mundo hiperconectado e em que cada um tem uma câmera na mão, não dá mais para usar de recursos aspiracionais como eram utilizados antigamente. A "perfeição divina" é constantemente contestada. E as pessoas correm atrás e apresentam provas para isso. Dado tantos problemas de saúde mental, auto-aceitação e autoimagem, elas buscam refúgio em provas cabais da #reallife. A sensação é de que as pessoas estão cansadas e frustradas com manipulações tão escancaradas. E, claro, as imagens serão sempre os bodes expiatórios.

Gustave Le Bon, em 1895, escreveu em seu livro Psicologia das Massas que “as massas só podem pensar e ser influenciadas através de imagens. Somente as imagens podem amedrontá-las ou persuadi-las, tornando-se as causas das suas ações […] Para elas, o irreal é quase tão importante quanto o real […] Elas possuem uma clara tendência para não fazer quaisquer distinções” (Le Bon, 1895: § 3.2). Ou seja, a imagem tem o poder importantíssimo - mesmo que não traduza a verdade em si - para criar percepções verdadeiras em seus espectadores. E, no caso de uma imagem que apresente um ser humano perfeito ao ser confrontada com outra imagem que diz exatamente o contrário dá a sensação à audiência de que ela foi traída. E, ninguém, gosta disso. O que justifica a causa do alvoroço todo na internet. Por mais pictórica ou espetacular que seja a intenção de comunicação, o ser humano quer sempre a verdade. É por meio dela que os grupos se sentem representados, incluídos e não tão distantes do Olimpo dos deuses, vivendo na terra dos imperfeitos, sozinhas, e com medo de nunca alcançar essa graça. A tirania da imposição de imagens assim resulta em envolvimento emocional e a emoção instiga ações incontroladas que vão desde uma grande discussão na internet até problemas de saúde sérios como depressão, bulimia, entre outros.

Não são apenas sentenças verbais que dão o tom de verdade e mentira e as imagens estão ai para provar isso.  Elas servem para referir-se a algo que existe como também a algo que não existe. Uma foto em um RG, em um jornal ou em um documento científico podem corresponder à realidade por causa do seu contato com o objeto representado no momento de sua produção. Embora seja perfeitamente possível alterar essa realidade com edições. Platão dizia que “a pintura está longe da verdade, e portanto, aparentemente, a pintura tem o efeito de atingir só um pouco de tudo”. Mas, não apenas a pintura como também fotos super manipuladas em programas de edição ou ainda imagens criadas em inteligência artificial podem representar e não ter uma correspondência fiel à realidade representada por seu caráter lúdico e imaginário. Então, não dá para dizer que a arte é mentirosa porque a sua intenção não é factual. As imagens têm o poder de argumentação e propósito. E uma argumentação embasada em verdades tem mais chances de serem aceitas até porque contra fatos não há argumentos. Cabe, a cada um de nós, sermos os investigadores das intenções alheias e aprender a ler a mensagem nas entrelinhas e nos pixeis. O golpe tá ai. Cai quem quer!

Luciéllio Guimarães é Master Expert na HSM University, empresário, estrategista de imagem pública e está com a imagem de perfil retocada