A cada ano as empresas buscam novas formas de atrair clientes. Ao mesmo tempo, quem terceiriza serviços também procura maneiras de encontrar os melhores fornecedores, que ofereçam trabalho de qualidade e confiança. Para os dois casos, o mercado digital é realidade para alcançar resultados rápidos e assertivos.
O marketplace é uma ferramenta otimizadora bastante utilizada em economias desenvolvidas, como a dos Estados Unidos, por exemplo. Nos países emergentes e subdesenvolvidos, ainda é uma tecnologia jovem e pouco aproveitada.
Na sociedade em que vivemos é essencial estar presente no ambiente digital, principalmente no caso dos vendedores. Apesar disso, montar um e-commerce nem sempre é vantajoso, pois exige um investimento alto e bastante tempo na manutenção e divulgação do site. Uma alternativa é fazer parte de um marketplace B2B (Business to Business). Confira algumas das vantagens de fazer parte:
Segurança
Aderir a um e-commerce que possui Selo de Verificação de Fornecedores, um item importante para os dois lados da cadeia (compradores e fornecedores). Quem compra pode verificar o status das empresas ativas no marketplace e escolher com mais segurança novas fontes de fornecimento para os seus processos. Quem vende adquire credibilidade na plataforma e aumenta as chances de fechar bons negócios.
Simplificação de processos
A busca por clientes e fornecedores não é fácil. Exige uma pesquisa de mercado ampla, comparação de preços, definição de critérios de seleção, entre outros processos. Além disso, a complexidade de vendas B2B é maior do que a B2C (Business to Consumer) devido ao poder de decisão. Quando uma empresa está negociando com a outra, muitos setores e pessoas acabam se envolvendo no processo, isso atrasa o desenvolvimento da parceria. Com o marketplace, o cliente tem maior facilidade de encontrar os fornecedores e as negociações ficam mais simples.
Exposição
O marketplace funciona como uma vitrine. Por isso, estar presente em uma plataforma aumenta as chances de um cliente encontrar a sua empresa e conhecer seus produtos e serviços. É importante que o fornecedor mantenha seu cadastro sempre atualizado para ser facilmente encontrado na busca.
Controle e Gerenciamento
Plataformas que possuem a funcionalidade cotação pública permitem que as empresas fornecedoras recebam notificações de oportunidades geradas pelos compradores e optem por participar dos processos de cotação, gerando mais chances de aumentar as vendas. O marketplace possibilita ainda fazer a gestão dos processos e analisar a performance por meio de gráficos de cotações, pedidos e faturamento.
Networking
Ao se colocar em um ambiente digital com outras milhares de empresas cadastradas, você acaba tendo contato com pessoas e organizações que você nunca teria a chance de conhecer. Estreitar relacionamentos e entender como funcionam as ofertas e estratégias de seus concorrentes através dos leilões pode ser um grande diferencial para o seu negócio.
Fabrizio Tassitano é diretor de produtos do Mercado Eletrônico