Certa vez ouvi que performance é convidar uma garota para sair, enquanto branding é a razão pela qual ela diz sim. Ao contrário do que muitas vezes é propagado no mercado, branding tem, sim, impacto direto nos seus objetivos. Não adianta ter disposição para vender se sua comunicação não é clara, se não dá para compreender qual problema seus serviços ou produtos resolvem, se as pessoas não se conectam com seus valores ou até se elas nem sabem que você existe.

Neste contexto, o trabalho de assessoria de imprensa pode ajudar empresas de diversos portes e segmentos a atingirem seus objetivos, desde que estratégia de comunicação esteja alinhada à estratégia de negócios. Não existe uma bala de prata ou um CTA (call to action) óbvio, mas o que posso garantir é uma cobertura constante e consistente constrói a percepção de que a empresa é mais confiável aos olhos do seu público. Abaixo, listo cinco pontos que revelam como a assessoria de imprensa pode ser uma ferramenta determinante no alcance de alguns objetivos estratégicos.

1            Venda B2B
Quem é do mercado sabe que realizar vendas para médios e grandes clientes é algo complicado. Tomadores de decisão não vão basear sua escolha em um anúncio de Instagram ou algo do tipo, é preciso uma construção mais sólida. Neste contexto, a divulgação de fatos relevantes em mídia qualificada pode ser um ponto de virada. A assessoria de imprensa pode ajudar a demonstrar como sua solução ou serviço resolve um problema de interesse público (ainda que segmentado), despertando a atenção de jornalistas respeitados. De maneira sútil e bem construída, é possível divulgar soluções inovadoras, conquistas significativas, parcerias relevantes e cases que demonstram que sua empresa tem sido observada e utilizada por outros players, o que tende a facilitar a comunicação com potenciais clientes.

2            Atração de investidores
A mesma lógica das vendas B2B se aplica a investidores e fundos: uma boa cobertura na mídia pode ajudar a atrair capital qualificado. É óbvio que investidores sérios possuem uma série de indicadores para sua tomada de decisão, mas a repercussão qualificada e constante da mídia ajuda na construção de uma imagem sólida e com amplo potencial de crescimento e escalabilidade, o que soa como música para aqueles que buscam retornos futuros.

Além disso, vale ressaltar que o recebimento de um aporte sempre gera interesse da imprensa, afinal, se trata de um fato relevante para qualquer mercado.

3            Estratégia de M&A
Assim como no caso dos investimentos, é evidente que uma operação de M&A consolidada interessa à imprensa e a assessoria ajuda na gestão da narrativa, garantindo que a história seja contada de maneira alinhada com os objetivos estratégicos da empresa,  oferecendo informações claras e precisas para evitar mal-entendidos e preocupações infundadas, tanto do público externo como do interno.

No entanto, o que pouco se discute é que a ferramenta de assessoria de imprensa pode ser utilizada para acelerar operações de M&A, tanto da parte de quem compra como da parte de quem vende. Comunicar via imprensa suas intenções estratégicas pode ajudar a chamar atenção de empresas-alvo e, a partir dali, gerar um início de conversa. No caso específico de empresas que querem ser adquiridas, o princípio é o mesmo do B2B: comunicar crescimento, fortalecimento e potencial de escala certamente pode atrair um comprador.

4            Posicionamento no Google
Seja seu público B2C ou B2B, um bom posicionamento no Google é determinante na reputação e consequentemente na tomada de decisão. Matérias em veículos qualificados têm um peso enorme na construção de um SEO de respeito envolvendo sua marca, o que certamente só vai ajudar na sua estratégia de negócios.

5            Atração e retenção de talentos
Uma das maiores dores do mercado atual é a altíssima taxa de rotatividade de colaboradores, especialmente aqueles realmente competentes. Só que esse perfil de profissional não é sensível apenas ao dinheiro: ele precisa de um bom ambiente profissional, com autonomia para tomada de decisão, e tem um senso altíssimo de preservação da sua qualidade de vida. Se sua empresa de fato viabiliza esse ambiente, a assessoria de imprensa pode te ajudar a encontrar meios e maneiras de construir uma história interessante que pode ajudar na estratégia de gestão de pessoas.

Eduardo Cosomano é jornalista e fundador da agência EDB Comunicação