Já é consenso de que não existe uma receita para o sucesso no mundo dos negócios. Cada empreendedor ou gestor precisa saber, desde cedo, a necessidade de encontrar e construir o próprio caminho. No entanto, há ingredientes-chave que serão fundamentais para elaborar essa história.

Para ser relevante, uma companhia precisa passar pelo processo de construção da autoridade. A estruturação do posicionamento como referência em seu setor de atuação se dá por diferentes caminhos, passando desde a indicações e conquistas em premiações de mercado, pela presença constante e qualificada na imprensa, até a produção de conteúdos relevantes nas redes sociais. A junção desses esforços podem conferir à empresa um protagonismo em seu segmento.

É preciso entender que a autoridade por si só é insuficiente sem a entrega de resultados. Independentemente do setor ou do tamanho da corporação, é impraticável preservar uma posição relevante no mercado sem atender às expectativas de clientes e parceiros.

O sucesso de uma marca é frequentemente medido pelo valor que ela entrega, reforçando a capacidade de gerar números tangíveis e satisfatórios. Se a produção não estiver coerente com o que é esperado, todo o resto à volta poderá desmoronar.

Apesar da ausência de uma fórmula definitiva para a conquista da relevância, a construção de autoridade e a entrega de resultados são elementos importantes.

Contudo, ambos estão longe de operarem de forma isolada. Eles atuam muito mais como peças de um quebra-cabeça que se encaixam para gerar o êxito de um negócio. Costumo dizer que existem quatro pilares que sustentam a autoridade e os resultados de uma empresa: vendas, gestão, performance e cultura.

As vendas representam a essência do negócio, sendo responsáveis por gerar receita e impulsionar o crescimento. A gestão eficaz garante que os recursos sejam alocados de forma estratégica, otimizados processos e alcançando objetivos. A performance refere-se à capacidade da corporação em executar suas operações com excelência, mantendo altos padrões de qualidade e eficiência. Por fim, a cultura organizacional molda todo o ambiente de trabalho, influenciando o comportamento dos colaboradores e a maneira como é conhecida de forma interna e externa.

Alcançar o equilíbrio entre eles permite que uma companhia estabeleça uma base sólida, não apenas para manter sua autoridade, mas também para garantir resultados consistentes e significativos. Cada fator, atuando em harmonia com os demais, cria um ecossistema empresarial resiliente e adaptável às dinâmicas do mercado.

Assim como não existe um modelo único para se tornar relevante, é preciso sempre ter em mente que também não há uma única forma. Por exemplo, um empreendedor que deseja ter sucesso financeiro e não tem interesse em ser destacado na mídia. Outros preferem assegurar o reconhecimento midiático do que um faturamento tão expressivo.

Independentemente dos objetivos específicos, é essencial que os empreendedores tenham uma definição clara do que constitui o sucesso para sua organização. Até porque, só é possível saber como chegar num objetivo após defini-lo muito bem.

Tal clareza facilita a escolha de estratégias e ferramentas adequadas, como as metodologias OKR, que proporcionam uma estrutura perceptível para a organização e acompanhamento de metas, alinhando toda a empresa em direção a um propósito.

Embora não exista um manual para a busca da relevância, a combinação de construção de autoridade, entrega de resultados e o fortalecimento de pilares estratégicos é uma receita que tende a ser extremamente saborosa.

Apesar de os ingredientes serem muitas vezes compartilhados entre os empreendedores, o modo de preparo é que vai verdadeiramente trazer um toque diferente ao negócio. E hoje é o grande desafio das marcas que almejam notoriedade no mercado.

João Brognoli é CEO e fundador do Grupo Duo&Co
joao@duo.studio