(Créditos: Unsplash)

Está aberta a temporada de caça aos criadores negros para as campanhas do mês da consciência negra em novembro. São inúmeros convites para campanhas, palestras, lives, enfim, trabalhos que duram apenas um mês, uma semana, 24 horas ou alguns minutos em uma live no perfil da marca no Instagram.

A pauta? Quase sempre a questão racial, como se creator preto só falasse sobre racismo em suas redes sociais, mas muito pelo contrário. De acordo com o infográfico do Black Influence divulgado pela Rede Globo através do portal Gente, os temas mais abordados por criadores pretos são: Beleza (make, skincare, cabelo, etc), Lifestyle, Casa & Construção, Maternidade & Família e Entretenimento & Cultura Pop, indo muito além das pautas sobre racismo.

Outro ponto é o valor pago para os criadores pretos X criadores brancos, como por exemplo a creator Nataly Neri, que fala sobre beleza sustentável e autocuidado. No Podcast Dia de Brunch, ela desabafou dizendo o quanto ficou chocada ao descobrir que os valores pagos foram bem menores e o número de entrega foram maiores para ela em comparação aos criadores brancos na mesma campanha.

E isso não é um caso isolado. Ainda  segundo o infográfico da Black Influence, os criadores pretos recebem 12% a menos que os criadores brancos e na porcentagem de participação de creators em campanhas por raça, vemos uma distância ainda maior, os brancos possuem 67%, já os pretos são responsáveis por apenas 53% de participação.

O que você marca pode fazer para mudar isso tudo?

Valorize o trabalho do influencer preto, selecione esses criadores de conteúdo para abordarem outros temas além do racismo, use o potencial criativo, o conhecimento, o domínio em diversos nichos e pague valores condizentes pelas entregas e métricas.

Procure agências de influência para sua campanha que possuem o discurso igualitário no DNA como a Mynd8, a Black Influence do Ricardo Silvestre ou a Côrtes & companhia da Egnalda Côrtes.

São com ações como essas que iremos construir uma sociedade antirracista colocando cada vez mais pretos no feed.

Julio Beltrão trabalhou como PR da Avianca Brasil, onde fez a gestão do time de influenciadores da companhia aérea, além disso, teve passagem pela Multicoisas e Tubelab e hoje integra o time artístico da Mynd8