Numa era em que as marcas possuem tom de voz, playlists de música, canais de vídeos, avatares no metaverso, personalidade e até propósito como as pessoas, chega a impressionar que algumas grandes empresas brasileiras ainda preferem contar com a sorte quando optam em serem desconhecidas ou com a imagem de marca irrelevante para as diversas bolhas que compõem a própria audiência hoje em dia.

Não existe mais B2B. Hoje é tudo B2All. E, apenas leads não vão fazer todo o trabalho de comunicação que é necessário.

O que se vê acontecendo hoje é que, quem não se posiciona, está sendo posicionado nas bolhas de audiência (o que se chamava antes de stakeholders).

A bolha de empregados, fornecedores, parceiros de negócios, compradores de ações, investidores em geral, todos se tornaram formadores de opinião, pois eles emitem opinião através das redes e os conjuntos são relevantes.

A inovação silenciosa não é mais suficiente para fazer você conhecido, respeitado, ou mesmo admirado. A percepção do que a sua empresa faz é fundamental para a reputação.

E a percepção a que me refiro é o espelho do que é verdadeiro para a empresa. O seu real DNA. Seus atos reais. Sem dourar a pílula. Em comunicação comercial, não pode existir nada além do que a verdade.

Foto: Jon Tyson/Unsplash

A percepção em publicidade precisa ter lastro no real, no justo e no meritório, pois senão estilhaça no primeiro post. Real ads.
E vamos combinar o seguinte: existem cada vez mais empresas atuando e ajudando onde o poder público escolheu não chegar.

As empresas hoje escolheram atuar socialmente o máximo que podem. Um rápido exemplo foi o envolvimento delas durante a pandemia com as pessoas que mais precisavam. Mas tem muito mais.

As redes nos colocaram na era da percepção. E colocar a verdade das empresas na vida das pessoas pode ajudar a construir a reputação e o valor de marca das empresas.

Reputação é construída a longo prazo e é um investimento importante para as marcas que desejam fazer parte da vida das pessoas.

Qualquer empresa já é pública. Queira ou não queira, quem produz ou presta serviços já tem um compromisso com a sociedade.

Comunicar-se é importante, mesmo quando a melhor estratégia for ficar em silêncio, desde que faça parte de uma estratégia. Pode ser uma nova sede num lugar inusitado, uma atitude ou um ato que ninguém vai saber, mas precisa estar pensado, planejado, pois isso faz toda a diferença.

A história mais importante do mundo é a sua e ela precisa ser contada. E, no caso de você querer contá-la, precisa estar a cargo de profissionais excepcionais. Profissionais excepcionais com experiência, originalidade, ousadia e craft.

E esses grandes storytellers você encontra, em sua maioria, em ótimas agências de publicidade. Só pra lembrar, algumas das melhores do mundo estão aqui no Brasil.

Flavio Waiteman é CCO-fundador da Tech and Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)