O Dia das Mães é uma data de alta disputa por atenção porque fala sobre uma relação estabelecida desde que nós, seres humanos, pisamos neste mundo. Justamente por isso, acredito que a grande pergunta que deve ser respondida, e que ajuda as marcas a encontrar um lugar de diferenciação e unidade é: o que ainda não foi dito sobre o ser mãe,  maternidade ou elos maternais?

Para ajudar nesse caminho, acredito ser fundamental passar pelos pontos abaixo para que as marcas participem e até mesmo pautem conversas em datas comemorativas e grandes eventos que acontecem no Twitter.

1 - Comece pelas pessoas
O poder da atenção do que e como consumir está com o consumidor. Por isso, sua ideia não pode ser boa só para a sua marca. É de extrema importância entender demandas, desejos e até mesmo pontos de dor da sua audiência. Articular isso com uma visão contextual traz mais frescor e contundência nas conversas. Não se limite ao óbvio e estabeleça uma forte conexão com as pessoas para gerar engajamento. É no Twitter que as pessoas expõem sua visão de mundo e isso passa naturalmente por suas relações maternais. É uma fonte inesgotável de possibilidades.

2 - Articule a data com seus territórios
É necessário agir com coerência. Isso significa que as marcas não devem surfar em cada nova conversa ou abraçar um calendário genérico de efemérides. É fundamental ter clareza de quais territórios fazem sentido para ela e, depois, se aprofundar nestes campos, trazendo a sua própria lente e ponto de vista para as conversas que deseja entrar. O Dia das Mães seria, como metáfora, um quadro branco que é preenchido e ganha matizes distintas a partir da articulação dos territórios que são importantes para a sua marca.

3 - Não subestime seu público
Por muito tempo, nós acreditamos que, por deter conhecimento, acesso a dados e pesquisas, tínhamos saberes irrefutáveis, sofisticados e que deveriam ser resgatados à superfície, ficando mais rasos e, por isso, compreendidos pelas pessoas. Ser simples e eficaz ainda ditam a tônica das conversas, mas as pessoas no Twitter estão cada vez mais perspicazes e atentas ao movimento das marcas, seja nas campanhas, datas comemorativas ou de oportunidade.

4 - Esteja atento às demandas da sociedade
Não é de hoje que as pessoas observam e cobram das marcas uma coerência entre o que realizam e o que está no seu discurso, além de terem uma atuação efetiva em relação a temas como inclusão, diversidade, governança e sustentabilidade. Todos os dias, vemos debates, tendências e movimentos surgindo o tempo todo no Twitter. O desejo por maior representatividade é algo latente entre os consumidores e ponto de debate constante na nossa plataforma. É essencial que estejamos atentos a isso, mostrando visões de maternidade que referenciam o espírito do tempo dentro do universo da sua marca. Caso contrário, falhamos não somente em representar, como tendemos a representações genéricas.

5 - Conecte-se com consumidor antes, durante e depois das datas
As marcas precisam se envolver com as pessoas nas conversas do dia a dia e compartilhar sua cultura para gerar identificação e, assim, construir relacionamento. Da mesma forma que hoje existe uma crítica justificada de marcas que aparecem somente nas datas de grupos minorizados, é preciso lembrar que os laços maternais também existem nos outros 364 dias do ano. Assim, quando as datas do varejo se aproximam, seu público já está próximo, entendeu a sua proposta de valor, e fica mais propenso à compra. Um estudo do Twitter apontou que as marcas que trabalham fortemente esse relacionamento com as pessoas durante o ano conseguem ter até 30% a mais de engajamento nas grandes campanhas se comparado com as que realizam ações pontuais. Aqui, o convite que faço é para que as marcas explorem a maternidade em outras datas, façam combinações com outros tópicos que parecem pouco prováveis e testem. Desta maneira, quando chegar a data do varejo, já se construiu massa crítica o suficiente para sair do óbvio.

Rafael Camilo é líder de Twitter Next no Brasil