A ABA atua como uma voz ativa na defesa do marketing responsável, da liberdade de expressão e autorregulamentação no mercado publicitário.

Temos a importante missão em nossa área de Advocacy de representar institucionalmente os anunciantes e atuar em frentes relacionadas a temas relevantes para nossos associados e para a sociedade.

Participamos de audiências institucionais com parlamentares, elaboramos manifestações e contribuições técnicas para consultas públicas, buscando sempre promover a ética e a transparência no setor.

Além de fomentar o conhecimento e potencial adoção de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, sempre a partir do modelo de autorregulamentação no Brasil, do ordenamento jurídico vigente, de dados e estudos técnicos e das melhores práticas internacionais.

Esta semana, com o objetivo de compartilhar com o mercado os avanços e o dinamismo da atuação da ABA em vanguardas de Advocacy, fruto da dedicação diária de nosso time, líderes de nossa diretoria e conselho e dos nossos Comitês, reunimos mais de 54 documentos, produzidos nos últimos sete anos, que deram vida ao livro: “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade”.

O livro é resultado da contribuição do pilar de Advocacy da ABA, liderado pelos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais da entidade, presididos, respectivamente, por dra. Eliane Quintella, diretora jurídica de assuntos corporativos e de sustentabilidade na Softys Brasil, e Daniela Rios, diretora de relações governamentais e políticas públicas da P&G; com o apoio da Foco Relações Governamentais, assessoria da entidade em Brasília, representada pela sua sócia-diretora, Carla Bencke, e a Magalhães e Dias Advocacia, consultoria jurídica da ABA há mais de uma década, representada pela sua sócia, dra. Lucia Ancona Lopez de Magalhães.

Mais do que uma firme posição institucional da Entidade, a ABA defende e apoia a vedação a qualquer tipo de marketing abusivo e/ou enganoso, em respeito ao equilíbrio nas relações de consumo, e repudia qualquer publicidade que tenha cunho discriminatório, atuando permanentemente em defesa de uma publicidade que represente uma realidade mais diversa, inclusiva e respeitosa.

Não daria para citar aqui todas as vanguardas de Advocacy da ABA nesses últimos sete anos, que englobam temas como publicidade infantil, compromissos setoriais e institucionais de políticas de marketing e publicidade de alimentos para crianças, rotulagem clara e transparente, publicidade ética e responsável no setor de bebidas alcoólicas, ESG, greenwashing, inteligência artificial, fake news – brand safety, e influenciadores digitais.

Nesse livro, compartilhamos um compilado de nosso árduo trabalho em defesa do marketing ético e sustentável, que reforça a relação de confiança entre marcas e consumidores.

Entendemos que a autorregulamentação e a liberdade de expressão são formas eficientes de garantir a ética e a transparência na atividade publicitária, que deve ser sempre responsável.

Trata-se de contribuir para a promoção de uma concorrência saudável, com forte apego à liberdade de escolha e proteção do consumidor.

Vivenciamos um setor cada vez mais unido em prol dessas bandeiras, que são abraçadas e lideradas pela ABA, desde a sua origem, na qualidade de mais tradicional representante dos anunciantes brasileiros.

Sandra Martinelli é CEO da ABA e membro do Executive Committee da WFA sandramartinelli@aba.com.br