Com o conceito "Made in Brazil", criado pela Ampfy, a plataforma vai promover uma série de encontros no festival

A FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), anunciou a sua volta ao Festival Cannes Lions com uma agenda de negócios que vai promover o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy.

Com o objetivo de resgatar o encantamento do Mercado Internacional pelo Brasil, o projeto busca retomar os patamares pré-pandemia. Segundo dados da associação, em 2022, as produtoras participantes da FilmBrazil exportaram US$ 34 milhões, representando um aumento de 4% em comparação ao ano anterior.

“Apesar de termos observado uma gradativa recuperação das exportações dos serviços de produção, queremos retomar os patamares pré-pandemia. Na nossa última edição presencial no Cannes Lions, em 2019, alcançamos mais de US$ 3,2 milhões em negócios gerados imediatos. Agora, para 2023, com retomada da parceria com a ApexBrasil, temos a expectativa de gerar ainda mais novos negócios e interesse pelo Brasil como polo de exportação de talentos, criatividade e diversidade, contribuindo, assim, para a retomada dos números positivos que tivemos em 2019”, afirmou Marianna Souza, presidente da APRO e gerente-executiva da FilmBrazil.

A campanha da FilmBrazil conta com peças no digital e ações que buscam chamar a atenção de quem estiver presente no evento e/ou acompanhando as redes sociais do projeto. Além disso, a iniciativa também vai levar artistas brasileiros para traduzir a experiência do "Made in Brazil" no festival que será realizado entre os dias 19 e 23 de junho na Riviera Francesa.

Durante o 22 de junho, a artista plástica Rafaella Braga vai pintar um grande mural em homenagem ao Brasil, que ficará exposto no Palais e, posteriormente, se tornará parte permanente do acervo da embaixada do Brasil na França.

“Queremos dar visibilidade para as mulheres nessas ações. Além da expectativa do mural que será realizado em tempo real em Cannes pela Rafaella Braga, também tivemos o lettering ilustrativo da talentosíssima Mel Cerri, que trouxe a essência do Brasil para a campanha”, completou Marianna.

Além da ação com Rafaella, a FilmBrazil, com apoio da Globo, também promoverá um happy hour no terraço do Palais des Festivals, em Cannes, que contará com um show ao vivo de Wilson Simoninha e o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em conjunto com o convidado Jair de Oliveira.

Na edição deste ano do festival, mais de 20 produtoras brasileiras estão indo com o apoio da FilmBrazil, incluindo representantes fora do eixo RJ-SP. Com a ação, a plataforma visa a promover a produção brasileira para a comunidade internacional, gerando assim novos negócios para o Brasil no exterior.