Buscar a felicidade na carreira é um objetivo de dez em cada dez pessoas. Nem todos têm a sorte de gostar do que faz, mas, numa época em que a saúde mental dos colaboradores se tornou uma das principais preocupações das empresas, ter um ambiente harmônico de trabalho para atrair e reter talentos é fundamental. É por isso que cresce no país um novo modelo de relações do trabalho conhecido como gestão da felicidade.

O objetivo da estratégia é melhorar cada vez mais o ambiente profissional, valorizando o bem-estar e a motivação dos funcionários, numa aposta para evitar afastamentos, reduzir turnover e melhorar a produtividade. Um dos caminhos é buscar a promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo que as pessoas tenham mais tempo e condições para cuidar de si e de suas famílias.

“Não se pode oferecer felicidade para as pessoas, pode-se oferecer um ambiente adequado e seguro de trabalho, com processos e sistemas que permitam às pessoas saberem claramente o que se espera delas, utilizarem seus talentos, se desenvolverem e trabalharem com qualidade e com bom desempenho, tendo uma remuneração adequada,” explica Edna Bedani, professora da área de liderança e carreira da ESPM.

As mudanças nas relações profissionais começaram com as transformações no mundo corporativo dos últimos anos, com a revolução digital ocorrendo quase em paralelo ao enfrentamento da pandemia, a chegada do home office e, em seguida, do trabalho híbrido. A gestão da felicidade surge também como uma reação à síndrome de Burnout ou síndrome do Esgotamento Profissional, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que atinge cada vez mais pessoas.

Não é à toa que, recentemente, companhias de diferentes segmentos decidiram criar departamentos de felicidade. O Grupo Heineken, por exemplo, criou em meados de 2022 a diretoria de felicidade, área responsável por acompanhar e agir para aumentar o sentimento de bem-estar de seus 14 mil colaboradores espalhados pelo Brasil.

A Chilli Beans é outra marca que embarcou nesse movimento e, desde maio, conta com Denize Savi como chief happiness officer (CHO). De acordo com comunicado, a nova iniciativa encontra-se em linha com alguns dos objetivos centrais da empresa, como a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, e tornar-se um dos melhores lugares para trabalhar.

Alvo de críticas pelo ambiente estressante, prazos apertados para entrega de jobs e longas jornadas de trabalho, o mercado publicitário também vem tentando imprimir mais felicidade aos seus profissionais.

Agências de publicidade consultadas pela reportagem do propmark revelam suas estratégias para transformar o ambiente de trabalho. No Grupo Dreamers, há práticas de bem-estar com momentos de meditação online, parcerias para atendimento psicológico e conversas de acolhimento com o time. Na Fbiz, além dos programas para impulsionar o crescimento profissional e o investimento em diversidade, equidade e inclusão, há ações de escuta e valorização do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Na Wunderman Thompson Brasil, destaque para uma ferramenta chamada Felizômetro. “Uma vez por mês, todos recebem um link para responder sobre como se sentem em relação ao trabalho na WT e em suas respectivas equipes. Eles podem dar notas de 0 a 10 e também podem deixar comentários. Essas notas geram um eNPS (Employee Net Promoter Score) da agência e de cada equipe. As notas e os comentários são registrados em um painel de controle que é acompanhado por toda a liderança executiva. Isso nos permite ter conversas transparentes e importantes com as equipes e clientes, além de gerar planos de ação e novas iniciativas para aumentar o bem-estar do nosso pessoal. É uma forma de ouvir as vozes de todos e reforçar o nosso compromisso em aprimorar cada vez mais a experiência de nossas pessoas”, explica o CEO Pedro Reiss.

Frase: “Pensamos raras vezes no que temos, mas sempre no que nos faz falta.”  (Arthur Schopenhauer).

Armando Ferrentini é publisher do propmark