Sexta-feira, 17 de março de 2023. Sala de reuniões da Editora Referência. Armando e Tiago Ferrentini, Gustavo Bastos, e Fabio e Francisco Madia. Última reunião da fase de planejamento do Marketing Best, 33, O Retorno. Depois de quase três anos de pausas, reflexões, aprendizados, saindo do forno, absolutamente atualizado, definitivamente SEE – Strongest, Effective, Essential –, agora sob nova direção, Tiago A. Milani Ferrentini e Fabio Madia, e com Gustavo Bastos e sua 11:21 na comunicação de altíssima precisão e total eficácia.

Volto para casa, pego alguma coisa pra comer e dou uma esquentada no micro-ondas. Enquanto espero três minutos, olho para o fogão que Katinha e eu compramos décadas atrás. Um fogão de 6 bocas. Perguntei para a Katinha por que compramos um fogão de 6 bocas. E quantas vezes usamos simultaneamente as 6 bocas... “Nenhuma!” As panelas não cabiam e jamais foi necessário... Assim era o mundo velho, que partiu. Na época também compramos duas geladeiras médias e um freezer pequeno. Continuamos com os três. Apenas uma geladeira média daria conta de tudo... Sobra espaço... Berrini, megassucesso dos anos 1980, vai se convertendo num corredor fantasma de prédios vazios e abandonados.

Vamos para o living, que antes se chamava sala, e contemplamos uma tonelada de produtos queridos, absolutamente inúteis e dormentes que ninguém nem mesmo de presente aceita: livros, DVDs, CDs, VHS, blurays. Finalmente descobrimos hoje o que Levitt ensinou ao mundo na edição de julho/agosto de 1960, da HBR - Harvard Business Review. “Nós não compramos produtos, compramos os serviços que os produtos prestam”... E quando existirem novas e melhores formas de se prestar os mesmos serviços, os produtos estarão condenados.
Seguimos apenas comprando e consumindo, se ainda relevantes, os serviços que aqueles produtos prestavam... a propósito, comprando, não, assinando... No fim da tarde, chega a edição do PROPMARK. Sou avisado pelo Thiago Bacchin, da Cadastra, querido amigo, comentando sobre meu artigo. Nele o anúncio do Marketing Best, O Retorno, criação espetacular da 11:21 – The Best Of Us. Há 33 anos o Marketing Best premia os maiores cases do marketing brasileiro. Este ano o prêmio vem ainda maior, melhor e com festa mais animada, claro. Prepare seus cases... Assinado pela Abramark e PROPMARK.

Um dia Rip van Winkle, hoje estátua de bronze no Central Park de NYC, fazendeiro, incomodado com alguns comentários feitos por sua mulher, entra na floresta para uma espécie de descompressão. Seu cachorro, solidário, junto... Pegou no sono... Acorda 20 anos depois e não encontra o cachorro... desce a montanha, volta para casa e não encontra a casa. Vai ao bar em busca dos amigos e é apresentado ao jovem Rip, filho de Rip van Winkle, que foi e nunca mais voltou da montanha. No dia que Gordon Moore entregou a encomenda para a Busicom, fabricante de calculadora, disse que aquela pecinha, o microchip 4004, teria sua velocidade dobrada a cada 18 meses e seu preço reduzido pela metade. Errou, bisonhamente. Seis meses, quatro meses, dois meses, um mês, dias. E o preço quase zero...

Abro o PROPMARK, que tem como manchete de capa Sound Branding... Clear Channell e Vati convidam os leitores: “Venha Fazer Seu 3d Com a Gente”. Appcast fala que está presente nas principais plataformas de streaming. A Casamais integrou o ChatGPT ao metaverso... Levo um susto, dois cabelos brancos abraçados, João Carlos Martins e Pira Jr. falam sobre a campanha para o Metrô São Paulo, diretoras de criação expõem seus planos para a batalha final, a invasão e domínio feminino das agências, e Taísa Pereira informa que a plataforma DSP da Mediasmart tem foco em CTV e omnicanalidade. E na 3ª capa, pra cumprir sua missão essencial, o anúncio do Marketing Best, O Retorno. Ufa!!! Qual a conclusão... Absolutamente nenhuma... Que, finalmente, já vivemos no Admirável Mundo Novo, e, a propósito, como anunciavam alguns videntes, é Definitiva e Irreversivelmente Líquido. Apenas isso. Thanks God! Ainda bem que o Marketing Best, o maior prêmio da administração moderna e sua ideologia, o marketing, está de volta. Já era tempo.

Francisco Alberto Madia de Souza é consultor de marketing
famadia@madiamm.com.br