No próximo domingo (5) é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele foi criado pela ONU em 1972, para alertar, já naquela época, sobre os prejuízos ambientais pela ação do homem. Passados 50 anos, o órgão se diz mais preocupado ainda com um relatório – Estado do clima – emitido no último dia 18 sobre o aquecimento global, apenas um dos pontos que podem levar a Terra a um desequilíbrio irreversível.

Enquanto a sociedade se movimenta para ao menos minimizar as agressões climáticas, o governo brasileiro parece viver em outro planeta. Semana passada, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o país é o que mais preserva o meio ambiente. Diante do cenário e em função da data em que é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o PROPMARK preparou um especial que faz um retrato dos esforços que muitas empresas vêm fazendo para aliviar os impactos causados pela produção ao meio ambiente.

Marcas e consumidores estão atentos e sabem que hoje o mundo precisa de atenção e cuidados. A Lew’Lara\TBWA, por exemplo, fez uma pesquisa que retrata bem como o consumo reflete sobre a preservação ambiental. Raquel Messias, chief strategy officer da agência, fala que o compromisso é conduzir os clientes em direção ao futuro, por isso a agência se aprofundou na temática que se torna cada vez mais importante para as pessoas, que exigem das empresas atitudes que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta.

O estudo ESG Consumer Index avalia a percepção dos valores ESG de 160 marcas e ajuda, segundo Raquel, a desenvolver um diagnóstico efetivo de como as marcas são percebidas pelos consumidores. Para ela, o estudo mostra que ESG para o consumidor vai muito além de uma ou outra ação específica, está ligado fortemente ao propósito das marcas e a um posicionamento consistente. Raquel fala ainda que ESG não é sigla da moda. Os anunciantes não acreditam mais que investir em ações para proteger o meio ambiente seja pouco relevante, como no passado. “O compromisso em minimizar o impacto ambiental ao planeta não é uma tendência, é de fato uma atitude imprescindível para qualquer indústria”, afirma.

O mercado publicitário como um todo não está fora da luta pela preservação ambiental. A VoxComm, que representa mundialmente as agências de publicidade, está apoiando a nova orientação sobre sustentabilidade para a indústria da comunicação e marketing. Lançada pela WFA e desenvolvida com a ajuda do International Council for Advertising Self-Regulation (ICAS) e da European Advertising Standards Alliance (EASA), as diretrizes visam auxiliar as marcas para garantir que as ações em torno do meio ambiente sejam recebidas sem desconfiança pela sociedade.

No Brasil, a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) participaram da revisão do documento sob a ótica do mercado nacional, trabalhando em sintonia com entidades do setor na Austrália, França, Índia, Espanha, Suécia e EUA. Para Mario D’Andrea, presidente da Abap e integrante do conselho da VoxComm, toda a cadeia passa a contar com uma ferramenta adicional para evitar o greenwashing e equilibrar a confiança do consumidor. “As pessoas observam com desconfiança muitas das afirmações e ações que marcas e produtos fazem sobre a sustentabilidade. A orientação global consolida boas práticas e regras a serem observadas por todo o setor”.

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) também se movimenta em torno da preservação do meio ambiente, pois “a transformação social que se quer ver no futuro depende do movimento e esforços feitos no presente”. Esta frase, muito bem colocada, é de Sandra Martinelli, presidente-executiva da entidade. Segundo ela, é por essa razão que as práticas de ESG vêm pautando as decisões dentro das empresas, que se preocupam cada vez mais com o crescimento sustentável de seus negócios. “Defendemos que nenhuma empresa terá reputação positiva se não crescer e avançar de forma sustentável, inclusiva e socialmente responsável”.

Armando Ferrentini é publisher do PROPMARK