1- Quem corre atrás, não passa a frente. Vale para os negócios, vale para criatividade, prêmios e vale também para o número imenso de possibilidades de mídia.

2- Acredite, existem “dinheiros” que é melhor uma agência não querer ganhar.

3- Não dê ao seu cliente apenas o que ele pede, mas, sim, o que ele precisa e talvez ainda nem sabe ou não consiga verbalizar.

4- Existe o que seu cliente quer e por trás disso existe o que ele realmente precisa. Tente sempre entender o que é. Para isso você precisa se interessar pelos problemas dele. De coração.

5- Para uma agência independente, em relação a clientes e novos negócios, quem tem um não tem nenhum. Quem tem 10, na verdade, tem 9. E ser desejado pelos concorrentes do seu cliente é o melhor elogio para uma agência.

6- Tem coisas que parceiros fazem melhor, mais barato e mais rápido que você. Foque no que você sabe fazer com excelência e apresente boas empresas complementares ao seu trabalho para o seu cliente que podem se transformar em ótimos parceiros para você. (Claudio Kalim).

7- É possível você aprovar uma campanha bem louca, desde que consiga explicá-la.

8- Os clientes desejam parceiros de negócio e não fazedores de anúncios. Publicitários que entendem de negócios são cada vez mais raros.

9- Não trate a sua audiência como um algoritmo preguiçoso. O público continua querendo biscoito fino. Só que não consegue dizer a você qual a cor, o sabor ou como se prepara. É para isso que as agências existem. Cozinhe alguns e sirva com um sorriso.

10- Uma ótima agência faz o difícil parecer fácil. E um ótimo cliente valoriza que esse “fácil” não é tão fácil de obter e por isso a agência precisa ser bem remunerada pelo seu trabalho.

11- Quem não comemora não merece ganhar.

12- Numa agência independente, o job do dia é o único que você tem. O job que paga as contas é o mesmo que vai trazer o prêmio e o reconhecimento global. Ou não. Isso é um risco no chão para os profissionais e o melhor incentivo para que a excelência aconteça em cada entrega.

13- Um criativo de agência independente faz um contrato consigo: quando dá tudo certo, comemore muito um dia ou uma noite. Quando dá tudo errado, fique triste, lamente e chore uma noite. Não mais que isso. Um vai compensar o outro. Mas no dia seguinte, esqueça completamente se ganhou ou se perdeu, viva o momento porque é do momento que dependem as soluções que você precisa oferecer.

14- Uma dúvida: por que 90% dos grandes clientes nacionais estão nos grandes grupos internacionais, enquanto os grupos internacionais, quando buscam algo criativo, procuram as agências nacionais independentes? (O formato de pergunta é retórico mesmo).

15- Uma sugestão. Que tal um prêmio “50 over 50”? Os melhores talentos acima de 50 anos que ainda colaboram preciosamente com sua experiência para a indústria da comunicação? O mix entre novos profissionais, gente com experiência e craft faz a diferença. Os egípcios esqueceram como fazer as pirâmides. O conhecimento precisa de método e disciplina. Promover os profissionais acima de 50 é também diversidade.

16- Faça o bem, mas não mostre a quem. Toda agência precisa ter um programa de inclusão e diversidade, mas não deveria mostrar isso. Funciona na pessoa física e deveria funcionar no CNPJ também.

17- Para se posicionar, nunca desposicione ninguém. Não é preciso. Fizeram isso com os publicitários e estamos levando mais de 15 anos para trazer de volta a importância e a relevância dessa profissão.

18- É muito divertido todo esse lance de agência independente.

Flavio Waiteman é CCO e fundador da Tech&Soul