Quando a equipe do London International Awards (LIA) faz a curadoria dos 16 diferentes painéis de julgamento, nos esforçamos para garantir que cada um deles atenda aos padrões de Diversidade & Inclusão e seja globalmente representativo quanto às regiões, empresas, tipo de operações, redes e/ou holding. Além disso, todo o processo de julgamento é feito pelos profissionais convidados reunidos e in-loco, sem etapas de prejulgamento.

São 9 da manhã em Las Vegas. Os jurados estão reunidos na sala do júri, conversando e dando voltas com um café na mão. O presidente do Júri pede atenção. É ela ou ele que define o tom e os padrões de avaliação, mas cada membro do júri tem voz igual. Eles se acomodam em seus assentos, iPads na mão e, assim, começa...

1ª rodada: 'Dentro ou fora'
Cada obra inscrita é vista e votada individualmente por todos os jurados daquela área durante esta rodada. Qualquer trabalho que seja votado 'In' pela maioria, ou em um empate, avança para a próxima rodada. O LIA não permite que nenhum jurado vote no próprio trabalho ou case de suas agências em qualquer rodada.

2ª rodada: '1 a 10'
Na segunda análise dos trabalhos que passaram pelo corte inicial, os jurados votam de '1 a 10', sendo 1 a nota mais baixa e 10 a mais alta possível. Todos os votos são calculados para chegar a uma pontuação média. Como padrão, qualquer inscrição que marque 7, ou acima, vai para a terceira rodada para discussão.

3ª rodada: 'Discussão da Estátua'
Todos os jurados de suas respectivas competições revisam todas as inscrições que chegaram a esta rodada por ordem de pontuação, da maior à menor. Encorajamos e capacitamos discussões e debates robustos – dando a cada peça o tempo e o respeito que merece. Os trabalhos mais amados são elevados.

Essas discussões determinam os vencedores das estátuas de Ouro, Prata e Bronze, além dos finalistas. As estátuas são concedidas com base unicamente no critério do júri; o LIA não define um número mínimo ou máximo de estátuas concedidas.

Um jurado pode solicitar no máximo dois trabalhos que não passaram pelo corte anterior para serem trazidos de volta para um novo debate. No passado, já vimos cases que não passaram pelas rodadas anteriores serem recuperados e premiado com uma estátua. Isso se deve, em grande parte, pela composição diversificada de cada um de nossos júris. Referências culturais e nuances específicas podem nessa fase ser explicadas por outros na sala, provando que quando o trabalho é julgado pelos melhores – os grandes trabalhos prosperam.

Revisão
Depois de todo o trabalho do terceiro round ter sido visto, discutido e premiado (ou não), os membros do júri fazem uma revisão final.

Grand LIA
Uma vez que todo o júri está feliz com a lista final de vencedores e finalistas, vem a grande questão: Existe uma Grande LIA entre os vencedores de Ouro?

Não precisa haver um. Está a critério do júri. Apenas um Ouro que fica realmente em destaque frente aos outros ganhadores de Ouro é digno dessa honraria. A decisão de conceder um Grand LIA não precisa ser unânime, mas deve receber a maioria dos votos.

Uma última olhada em todos os vencedores pelo presidente do Júri e seu júri para verificar todos os resultados. Esse processo é completamente transparente e todos os jurados sabem de todos os resultados da sua categoria quando saem da sala.

O LIA permite que os mentores do Creative LIAisons, líderes de excelência global e a imprensa acompanhem, de dentro da sala de julgamento, as discussões sobre as estátuas em tempo real, do início ao fim do processo.

Hora de um brinde de comemoração, ou dois!

Patricia Censoprano é vice-presidente sênior de marketing & PR do LIA