Amar envolve dedicação, aceitação e abnegação na maioria das vezes. Entre todas as virtudes necessárias para se chamar o amor de amor, podemos dizer que amor dá trabalho.

É no amor a alguma visão ou sentimento que as empresas nascem e onde aparece a diferença entre um negócio como qualquer outro que faz a diferença.

Os publicitários ótimos possuem um talento único entre tantos necessários, que é a sensibilidade de se apaixonar pelas empresas dos outros. Pelos sonhos que os outros querem construir.

Ele se empolga com a visão do outro, com os objetivos e tenta a todo o custo traduzir as virtudes das empresas dos outros como se fossem suas. Como se contasse como seu amor é talentoso e perfeito para esse mundo.

Consultores vendem conhecimento. Analistas de riscos analisam o conhecimento dos outros. Gurus de marketing vendem a si próprios. Mas o publicitário, de verdade, esse entrega tudo o que puder. Coloca-se inteiro.

Mas esse sentimento está obsoleto. Tem gente amando mais ter razão do que a própria empresa. Mais a segurança em comprovar tudo com dados sem tentar a conquista diária desse amor.

Não existe amor sem ousadia. Sem conquista. É preciso coragem para amar.
Hoje é um dos maiores diferenciais que um publicitário pode oferecer.

Num mundo onde o conteúdo mais monetizável é o ódio, o amor é completamente disruptivo. Está fora de moda, mas tão fora de moda que deve ser tendência em um futuro próximo.

E o verdadeiro publicitário ama o próprio papel ao acreditar piamente que é o único cara no mundo que pode resolver aquele problema que está dando dor de cabeça para o cliente.

Ele tem certeza disso. Mas tanta certeza que ela acaba virando verdade. Primeiro no ambiente da própria agência. Depois na diretoria do cliente, funcionários e finalmente na cultura popular. É a mágica da comunicação.

Só o amor para aguentar tanto não. Tantas voltas e mais esforço. E só o amor para dar a humildade e a empatia necessárias para um relacionamento franco entre uma empresa que precisa se comunicar e um publicitário.

Num mundo onde o ódio dá audiência, onde se faz mais memes que marca, o amor pela mensagem certa, pelo craft, amor por fazer bem feito acaba fazendo a diferença para marcas.

Mas sabe como é esse lance de amar. Por mais que dê provas, sempre haverá dúvidas. E essa é a beleza do esforço, do trabalho além do que vai a remuneração. Muito além.

Love 4 all.

Flávio Waiteman é sócio e CCO da Tech and Soul flavio.waiteman@techandsoul.com.br