Um novo prêmio. Repaginado e reformulado do ponto de vista da mecânica de julgamento, o Marketing Best edição 2023 revelou na última semana os dez melhores cases do mercado brasileiro, consagrando grandes marcas como Amazon, Bradesco, Record e Samsung. Além das premiações especiais Marketing Citizen e Empresa do Ano, concedidas a Pedro Alvim (que acaba de deixar o Magalu rumo à Supercell, empresa finlandesa de games) e Cimed, respectivamente.

Lançado em 1988 pela Editora Referência - que edita o propmark - em parceria com a Madia Mundo Marketing, por meio deste editorialista e Francisco Madia de Souza, o Marketing Best é a maior e mais tradicional premiação do setor. Atualmente, é oferecido pelo propmark e pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark).

Dentre as novidades, está o troféu. Ícone da premiação, sempre foi representado por um cavalo, que agora foi modernizado e criado pela equipe da Dionisio.ag, inspirado no jogo de xadrez.  O Marketing Best contou com 13 profissionais do mercado no corpo de júri.

Vale destacar que o case da Empresa do Ano virou um hit que tomou conta das redes sociais. Trata-se do lançamento do hidratante labial Carmed em collab com as balas Fini. Com uma estratégia orgânica nas redes sociais, a primeira ativação foi feita nos perfis de Lívia Nunes Marques e da Cimed, fabricante de Carmed, e de todos os sócios da empresa, somando pelo menos mais de 4 milhões de seguidores.

O resultado é que a collab viralizou rapidamente nas redes sociais e fez com que o concorrente, que detinha 70% do mercado, passasse para 22,4%, enquanto Carmed alcançou 63,8% e assumiu a liderança.

Para o Marketing Citizen de 2023, o prêmio é um marco na sua carreira. “Estou honrado e emocionado com este reconhecimento, tão simbólico num momento em que encerro um lindo ciclo da minha vida e inicio um novo capítulo pessoal e profissional fora do Brasil. Embora seja uma reconhecimento individual, considero que seja uma vitória coletiva de todos os profissionais que atuam em redes sociais, conteúdo e creator economy, áreas que têm ganhado espaço e importância como disciplinas estratégicas nos departamentos de marketing de todos os segmentos”, afirma o ex- diretor de social media e creator economy do Magalu.

Esta edição do jornal traz uma síntese dos dez cases vencedores da premiação, com as estratégias empenhadas e os depoimentos dos líderes das empresas.

Os nossos parabéns a todos os ganhadores do Marketing Best 2023, que mostram a importância do trabalho do marketing para a construção de marcas de consumo poderosas. A edição 2024 da premiação já teve o seu start e em breve as inscrições serão abertas.

Crescimento do PR
As agências de relações públicas (PR em inglês) avançam no mercado de comunicação. A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) fez um raio X do segmento e mostra que o crescimento no ano passado foi superior a 15%.

A entidade divulgou o Termômetro de Mercado Abracom, pesquisa que mostra que “a lucratividade foi maior para 50,9% das agências, enquanto 20,8% permaneceram estáveis e 28,3% registraram queda nos lucros”. A sondagem foi feita em fevereiro deste ano e mostra otimismo do setor para 2024.

Frase: “Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes.
É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores.” (Philip Kotler).

Armando Ferrentini é publisher do propmark