Há um consenso no mercado de comunicação a respeito da realização de prêmios. Embora existam muitas premiações, faltam iniciativas que reconheçam as marcas sob o olhar das estratégias e resultados de suas campanhas para solucionar problemas ou desafios empresariais. É fato que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, ele sim o verdadeiro Oscar da publicidade, passou a dar mais palco para os anunciantes nos últimos anos. Mas, como confidenciaram alguns publicitários, faltam premiações relevantes no cenário nacional que homenageiem as empresas do ponto de vista do marketing.

É dentro desse contexto que o Prêmio Marketing Best – considerado o maior do setor – está de volta. A pedido deste editorialista, a premiação foi idealizada em 1988 por Francisco Alberto Madia de Souza, um dos principais consultores de marketing no país e presidente da Madia Mundo Marketing. O objetivo era exatamente o de valorizar o conceito do marketing moderno premiando os melhores cases das empresas no ano.

Após um intervalo de três anos, devido à pandemia da Covid-19, o Marketing Best retorna em 2023 renovado. Foram adotados mudanças e aperfeiçoamentos, que deram um novo formato ao prêmio, com destaque para a classificação dos cases concorrentes em categorias. São nove categorias de produtos e serviços, divididas por outras 30 subcategorias de acordo com temas específicos, e todas as inscrições agora são online.

Além disso, outra mudança é a criação das categorias concorrenciais Marketing Citizen e Empresa Marketing do Ano, que já existiam nas versões anteriores do prêmio, porém na forma de homenagem a um profissional e a uma empresa.

Como diferencial de qualidade, o prêmio também conta com a chancela e realização da Abramark – Academia Brasileira de Marketing –, presidida por Madia, que reúne alguns dos maiores nomes do setor no Brasil. O júri do Prêmio Marketing Best será composto por 10 integrantes da Abramark, mais um representante legal do propmark, além de um profissional de cada patrocinador da premiação.

Outra inovação é a campanha publicitária do prêmio, criada pela agência 11:21 Simplicidade Criativa, do publicitário Gustavo Barros. Veiculada no propmark e em redes sociais, além do portal da Abramark, ela “marca” as diversas empresas citadas nos anúncios pelo próprio nome, anunciando que o Marketing Best voltou, com uma pequena provocação, convidando as agências e as marcas que tiveram destaque no ano a inscreverem os seus cases no Marketing Best.

A festa de premiação deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro. Assim como nas edições anteriores, a ideia é organizar uma grande festa. Ao longo dos anos, a cerimônia de premiação do Marketing Best se firmou como um dos grandes eventos de fim de ano na capital paulista, reunindo milhares de convidados e sempre animada por grandes shows de bandas e cantores famosos. Em breve, os detalhes serão anunciados.

Pague Menos
Com a característica de ser um canal que abraça a flexibilidade, o SBT será palco de iniciativa da rede de farmácias Pague Menos, que está lançando uma plataforma de vendas no mercado. Intitulado “Topa um acordo Pague Menos”, o projeto terá a duração de dois meses e vai ancorar-se na TV, mas com extensão para redes sociais e outros canais. O projeto conta com 25 patrocinadores.

A estreia do programa no SBT está prevista para 11 de outubro e terá apresentação de Celso Portiolli. Durante a atração, serão apresentados diversos jogos patrocinados.

Casas Bahia
A Via passa a se chamar Grupo Casas Bahia. Além de retomar o nome da sua principal bandeira no varejo brasileiro, também foi resgatado o slogan “Dedicação total a você”. Estratégia superacertada coordenada em parceria com a agência Pullse, do Grupo Dreamers.

Frase: “Vamos lá, decide qual você prefere: o capitalismo selvagem ou o socialismo hipócrita.” (Millôr Fernandes).