Em sua sexta edição, o Prêmio Melhores do propmark traz neste ano vencedores em 15 categorias. Lançada em 2019, a premiação deste veículo se diferencia das demais do mercado de comunicação por ter uma votação aberta e popular. Neste ano, também deu um salto, passando de dez para 15 categorias, ampliando o reconhecimento aos profissionais de agências, veículos e anunciantes.
Uma das novidades foi a inclusão da categoria Profissional de PR, que gerou uma repercussão muito positiva na área de relações públicas. O Melhores do propmark é o primeiro prêmio especializado do mercado publicitário a abarcar essa categoria. Com 32 anos de carreira e uma trajetória admirada por muitos, a vencedora falou sobre a importância desse reconhecimento não só para ela, mas para toda a classe.
“Fiquei extremamente honrada e feliz com este reconhecimento que, para mim, coroa uma carreira de 32 anos dedicada à área de PR, e mais orgulhosa ainda por estrear uma categoria tão importante e relevante em qualquer empresa, mas que, muitas vezes, fica mais nos bastidores - promovendo suas marcas e executivos - finalmente recebendo o reconhecimento que merece”, disse Fabiana Antacli, diretora de comunicação e cultura da BETC Havas.
Africa Creative e seu cliente Itaú foram os que mais venceram em 2024 e são bicampeões nas categorias Agência de Propaganda e Anunciante, superando AlmapBBDO e BETC Havas e Bradesco e GM, respectivamente. A Africa teve seu co-CCO Angerson Vieira reconhecido como Profissional de Criação e ganhou também em Campanha, com ‘100 anos’ para o Itaú, que teve ainda seu superintendente de marketing e mídia do banco, André Scaciota, escolhido como Profissional de Marketing.
A votação, que foi realizada em 32 dias no site do propmark (propmark.com.br), foi concorrida. A Africa recebeu 38% dos votos, enquanto Almap e BETC tiveram 32% e 29%, respectivamente. A categoria Profissional de Atendimento teve a bola ainda mais dividida. Diretor-geral da R/GA SP, Marcio Oliveira ganhou com 34% dos votos, contra 33% de Marcelo Passos (Execution) e 32% de Fábio Meneghati (Greenz).
Já a Globo é pentacampeã do prêmio. Ganhou cinco vezes como Veículo de Comunicação: em 2019, 2021, 2022, 2023 e 2024. “É uma alegria muito grande sermos eleitos Veículo de Comunicação pelo quarto ano consecutivo. Ao longo desses quase 60 anos de história, construímos juntos um mercado forte, ético, criativo e reconhecido internacionalmente. E queremos renovar sempre esse convite para buscarmos novos formatos publicitários, soluções inovadoras, criativas e de resultados efetivos. Gostaria de agradecer ao propmark e a todos que votaram na Globo por mais esse reconhecimento”, declarou Manzar Feres, diretora de negócios da Globo.
Esta edição especial traz depoimentos de todos os vencedores do Melhores do propmark 2024, que falam sobre seus desafios no ano, conquistas, pensamentos sobre o mercado e suas perspectivas para 2025, que já bate na porta.
Dia Mundial da Propaganda
Comemorado em 4 de dezembro, o Dia Mundial da Propaganda levanta também nesta semana uma reflexão sobre o uso da inteligência artificial, assunto dominante nas rodas de conversas e eventos ao longo do ano - e tudo indica que a IA não se trata apenas de hype e será discutida por vários anos, dado o seu impacto no mercado de trabalho.
Na publicidade, as equipes das agências já podem criar peças complexas usando IA que entregam uma qualidade muito próxima à execução manual, porém em muito menos tempo e muito menos horas trabalhadas. A ferramenta é tida como uma vantagem importante para a otimização de tarefas e economia de tempo e recursos.
Os publicitários ouvidos pelo propmark reforçam que a IA não substitui o talento humano, mas uma coisa é fato: os profissionais que dominarem a ferramenta vão se destacar mais em diferentes áreas de atuação. Vale lembrar que a tecnologia encurta processos como busca de referências, extração de insights de grandes documentos e suporte à formulação de estratégias criativas.
Frase: “Resiliência e agilidade cognitiva: a base para prosperar em meio às mudanças (do livro ‘A Mente do Amanhã’, escrito por Gabriella Rosen Kellerman e Martin Seligman).
Armando Ferrentini é publisher do propmark